Nota Pública – Orientações gerais em relação à suspensão das atividades acadêmicas por três semana.

A Direção da Faculdade de Enfermagem vem através desta nota tornar publica as orientações gerais em relação à suspensão das atividades acadêmicas por três semana

1. A decisão da suspensão ocorreu por motivos de planejamento de ações de prevenção, contenção e de medidas de bloqueio antes que surjam casos na comunidade pelotense. Sabendo do compromisso da UFPEL com esta comunidade o Comitê Interno para acompanhamento da evolução da pandemia do coronavirus decidiu a suspensão das atividades por três semanas e após este período será realizada uma avaliação com novas orientações. Visando que o Sistema de Saúde do Município esteja preparado para atender os casos relacionados a esta pandemia, mantendo os demais atendimentos de rotina das Unidades de Saúde. Lembrando que a UFPEL recebeu esta semana mais de 1000 alunos vindos de outros Municípios e Estados e que possui 18.000 alunos circulantes.
 2. O Comitê interno para acompanhamento da evolução da pandemia do coronavirus  tem a participação do Prof. Bruno e da Enfermeira Ana Amália como representantes da Faculdade de Enfermagem. Destaca-se que o Comitê esta se reunindo diariamente para elaborar ações e avaliar o cenário local e nacional.
3. Os cursos da área da saúde estão sendo convocados a participarem das atividades de planejamento e organização das ações junto ao Comitê.
4. Todas as atividades acadêmicas estão suspensas (entende-se como atividade acadêmica: aula teórica de graduação e pós-graduação, práticas supervisionadas, simulação, caso de papel, síntese, seminários, reuniões de grupo de pesquisa, atividades de extensão, capacitações, reuniões administrativas). Estão suspensas todas as atividades que configurem aglomerações de pessoas. Podem ser mantidas qualificações, defesas, orientações, desde que não tenham aglomerações. (As qualificações e defesas apenas com os membros da banca e o aluno, em caso de bancas externas deverá ser feita por skype ou pareceres).
5. A princípio a formatura do dia 21/03/2020 estará mantida, entretanto o Comitê estará tratando deste ponto na segunda feira (16/03) para formalizar orientações gerais.
6. Os estágios finais dos Cursos da Saúde estão mantidos a princípio.
7.  As atividades acadêmicas não poderão ser realizadas a distância, a não ser em caso em que o curso já ocorra nesta modalidade. (Não é orientado enviar atividades pelo AVA aos acadêmicos, pois o calendário acadêmico está suspenso).
8. Reuniões administrativas e pedagógicas, quando necessário, podem ser realizadas via Skype.
9. O acesso aos prédios da UFPEL serão mantidos a todos caso queiram acessar.
10. A orientação geral aos professores e enfermeiros é o trabalho remoto tipo Office home.
11. Orientações as Chefias: – Neste período se mantém as atividades de gestão, desta forma as chefias podem se organizar para realizar o trabalho de forma remota, no entanto é importante haver uma escala de revezamento de trabalho presencial.
12. Orientações aos Técnicos Administrativos do Secretariado: – Neste período se mantém todas as atividades administrativas (prestação de contas, emissão de documentos, despachos de processos, certificações, portarias, atas etc). Desta forma os secretários podem se organizar para realizar o trabalho de forma remota, no entanto é importante haver uma escala de revezamento de trabalho presencial que permita a presença de um secretário por turno e por setor, seguindo a lógica do recesso acadêmico (Situação avaliada a cada semana a partir dos boletins do Comitê).

13. Orientações as Técnicas que atuam no Laboratório: – Neste período as atividades acadêmicas de Laboratório estão suspensas, no entanto atividades pontuais sem aglomerações podem ocorrer nas dependências do Laboratório, além disso, como a Faculdade de Enfermagem integra o Comitê e a frente de ações direcionadas a pandemia pode ser solicitado materiais e compras. Por isso se entende que além do trabalho remoto é importante o revezamento de trabalho presencial com uma Técnica por dia (Situação avaliada a cada semana a partir dos boletins do Comitê).

Publicado em 14/03/2020, na categoria Notícias.