Nota de pesar – Prof. Pier Maria Furlan

Com pesar, que recebemos o comunicado do falecimento, no dia último dia 21 de janeiro de 2021 do Professor Pier Maria Furlan, um nome importante da psiquiatria italiana e da Universidade de Turim que faleceu aos 78 anos.

Prof. Furlan teve um papel crucial no fechamento do hospital psiquiátrico de Collegno na Itália e abertura de serviços abertos para o cuidado em liberdade em saúde mental, sendo um nome importante para a reforma psiquiátrica e saúde mental mundial. Ele ocupou vários cargos administrativos na Universidade de Turim, incluindo o de reitor da Faculdade de Medicina de San Luigi di Orbassano e Vice-reitor da Universidade, foi autor de mais de 300 publicações científicas e livros, também lecionou na China, Argentina, Brasil, Suíça e Bélgica.

Teve um papel importante na celebração e cooperação do convênio entre a Faculdade de Enfermagem e a Universidade de Turim, através desse convênio foi possível o intercambio de estudantes, profissionais e docentes  para conhecer os serviços de saúde mental italianos e brasileiros.

Prof. Furlan esteve em Pelotas duas vezes para atividades acadêmica e visitas técnicas aos Centros de Atenção Psicossocial. Sua última vinda a Pelotas ministrou aula para a segunda turma da “Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema de Saúde (SUS)” realizada pela Faculdade de Enfermagem com financiamento do Ministério da Saúde.

A Faculdade de Enfermagem, por meio da Direção; Grupo de pesquisa Enfermagem , Saúde Mental e Saúde Coletiva; e profissionais da rede de saúde mental lamentam com pesar seu falecimento e neste momento de dor, transmite os sentimentos aos familiares e amigos.

Foto Prof. Furlan na apresentação da Invernada da Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem/UFPel durante a Especialização em Atenção Psicossocial no âmbito do SUS.

Publicado em 24/01/2022, na categoria Notícias.