Nota de pesar pelo falecimento de Toyoko Saeki

Com muito pesar, a Abrasco lamenta profundamente o falecimento da professora doutora Toyoko Saeki. Toyoko era professora aposentada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP onde atuou a maior parte de sua vida profissional.

Graduou-se em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995). No período de 2003 a 2010, atuou como Coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP. No período de 2001 a 2010, atuou como Ouvidora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, sendo bastante conhecida pela sua habilidade conciliadora e mediadora.

Seguramente foi uma das pioneiras da enfermagem psiquiátrica brasileira, tendo a atenção psicossocial como referencial ético-político na formação de recursos humanos no campo da saúde mental. Toyko rompeu barreiras dentro e fora da academia, trabalhando desde muito cedo as dimensões da reabilitação psicossocial.

Toyoko deixa um consistente legado para a enfermagem e a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Link da notícia:https://www.abrasco.org.br/site/noticias/nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-toyoko-saeki/72296/

Publicado em 24/04/2023, na categoria Notícias.