Faculdade de Enfermagem forma a primeira aluna quilombola

Na última sexta-feira (18/03/2022) a Faculdade de Enfermagem realizou a primeira formatura externa após dois anos de pandemia.
Essa cerimônia entra para a história, pois foi a formatura da primeira estudante Quilombola da Faculdade de Enfermagem – Enfermeira Dákny dos Santos Machado, momento histórico, marcado por lutas, resistência e resiliência, conforme destacado nas palavras da paraninfa Prof. Dra. Franciele Roberta Cordeiro:
“Ser enfermeiro e enfermeira, integrar e liderar uma equipe de enfermagem é um desafio. Um desafio que se constituiu desde o nascimento da Enfermagem Moderna, com Florence Nightingale e Mary Jane Seacole. Essa última, que por ser mulher negra teve sua história apagada, inclusive, da própria História da Enfermagem. Por isso, relembro Florence, mas também Mary Jane, que inspira e que resgato pelo fato de vivenciarmos nesta noite um momento histórico para a Faculdade de Enfermagem: estamos formando nossa primeira estudante quilombola! Enfermeira Dakny, agora minha colega, é um orgulho para mim, para meus e minhas colegas, para seus e suas colegas, e para todos e todas da Instituição lançar ao mundo, à sociedade, uma profissional que é um símbolo de resistência e de inclusão. Que a sua formatura seja a primeira de muitos outros jovens quilombolas. Que eles possam se sentir inspirados, representados e acolhidos pela tua trajetória e saibam que também serão recebidos de portas e braços abertos pelos professores e servidores que integram a UFPel.”
Esse momento registra a importância de resgatar e reafirmar a histórias das mulheres negras dentro da enfermagem e da sociedade!
Esta cerimônia representou mais do que a primeira formatura presencial da Universidade, representou a conclusão de uma turma de Enfermeiras e Enfermeiros que desenvolveram seus estágios finais no contexto da pandemia, contribuindo na atenção primária, ambulatorial e hospitalar, Enfermeiras e Enfermeiros que, enquanto estudantes, participaram de todo o processo de vacinação no Município, da concepção a efetivação e avaliação das ações, auxiliando no fortalecimento da saúde pública e do Sistema Único de Saúde.
A Celebração foi marcada pela emoção dos professores, servidores, formandos e familiares presentes e, mesmo ocorrendo em um cenário de insegurança e seguindo protocolos sanitários rígidos foi um momento de alegria frente a tantas adversidades enfrentadas nos últimos dois anos!

Publicado em 23/03/2022, na categoria Notícias.