Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem recebe a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para qualificação.

No dia 03 de Novembro de 2020, no período das 09h00 às 17h00 o Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (CEP/FE/UFPel) recebeu as consultoras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) DrªLízia Fabíola Almeida da Silva (Fisioterapeuta) e a DrªGlenda Moraes Rocha Brana (Advogada) por web conferência, para desenvolvimento do Projeto de Qualificação de CEP.
O encontro foi desenvolvido em três momentos: Momento 1 – às 09h da manhã a Vice coordenadora Drª Marilu Correa Soares , no exercício da coordenação do CEP/FE/UFPel em virtude da coordenadora DrªJuliana Graciela Vestena Zillmer estar de licença maternidade, recepciona as visitantes. O momento foi de apresentação da trajetória do CEP/FEN/UFPel pela Vice coordenadora que elencou facilidades e dificuldades no exercício das atividades do CEP. Também presente à reunião funcionário administrativo do CEP Jonathan Dias Hardt que pontuou sobre suas atividades na secretaria do CEP. As Consultoras da CONEP explanaram sobre o projeto de Qualificação dos CEPs e enfatizaram a importância da participação do controle social na figura dos representantes dos usuários no CEP. O momento 2 iniciou às 11h da manhã e contou com a presença da Vice coordenadora do CEP e da Drª Valéria Cristina Christello Coimbra, Diretora da FE/UFPel. As Consultoras da CONEP reforçaram a importância do comprometimento e parceria da gestão da Faculdade de Enfermagem para com o CEP, salientando a coparticipação da Direção da FE no desenvolvimento das atividades do CEP. A Profª Valéria reforçou esta parceria e colocou–se à disposição para o trabalho conjunto com vistas a qualificar as atividades do CEP/FE/UFPel. O Momento 3 – iniciou às 14h com duração de três horas contou com a presença de todos os membros do CEP. As Consultoras realizaram uma roda de conversa com apresentação de temáticas sobre questões relevantes ao Sistema CEP/CONEP com ênfase na avaliação ética dos projetos de pesquisa submetidos ao CEP, elaboração dos Pareceres Consubstanciados e Termo de Consentimento Livre e Esclarecidos (TCLE). As representantes da CONEP classificaram os pareceres emitidos pelo CEP/FE/UFPel como muito bons e enfatizaram o comprometimento voluntário dos membros do CEP/FE/UFPel para o sucesso das atividades do CEP. No fechamento das atividades os membros do CEP/FE/UFPel elaboraram um Plano de Melhoramento para CEP com ações a curto, médio e longo prazo para a construção de possíveis alternativas de melhoria do trabalho do CEP. Este Plano de Melhoramento será anexado ao Relatório emitido pelas Consultoras da CONEP e enviado ao CEP para posterior discussão com a Direção da Faculdade de Enfermagem e coordenadores do CEP.

Publicado em 05/11/2020, na categoria Notícias.