Início do conteúdo

12 de Maio – Dia do Enfermeiro

A Faculdade de Enfermagem parabeniza os Enfermeiros neste dia 12/05 e todos os Profissionais que compõe a Equipe de Enfermagem – Técnicos, Auxiliares e Atendentes.

O mês alusivo a Enfermagem nos convida a refletir sobre esta profissão que representam a estrutura dos serviços de saúde, e, não de hoje, e, não por causa da pandemia, mas sim pelo que representa a Enfermagem dentro de uma sociedade.

A Enfermagem é a profissão do cuidado, ou seja, ela busca acolher, ouvir, tocar, sentir e apoiar as pessoas, para conseguir amenizar o sofrimento, minimizar a dor, acelerar a cura, auxiliar o nascimento, potencializar a autonomia.

A Enfermagem é a profissão da empatia, que busca compreender quem é cada pessoa que está sob seu cuidado, valorizando a cultura, as crenças, a historicidade, o individual e o coletivo, considerando que cada ser humano é único, mas faz parte de um todo, influenciando e sendo influenciada por este.

A Enfermagem é a profissão da troca de saberes, com a máxima de compartilhar e ampliar o conhecimento da população busca através da educação em saúde o empoderamento individual e coletivo das pessoas.

A Enfermagem é a profissão do cientifico, historicamente pesquisas, estudos e tecnologias desenvolvidos por enfermeiros e aplicados na prática ampliam as possibilidades do cuidado em saúde.

A Enfermagem é a profissão da gestão, com grande capacidade de observação e organização busca avaliar espaços físicos, dimensionar equipes, adaptar materiais, gerir recursos financeiros limitados, administrar unidades, centros, instituições a partir de uma perspectiva humana e centrada no usuário.

A Enfermagem é a profissão da Luta, em busca de melhores condições de saúde para a população, de equidade para os grupos mais vulneráveis, de visibilidade para necessidades de saúde desconsideradas e da luta por condições de trabalho dignas para suas equipes.

A Enfermagem é a profissão da vida e da morte, embala afetivamente cada recém-nascido sob seus cuidados e acalenta a partida de cada indivíduo ou ente querido, participando dos momentos mais íntimos e marcantes de uma sociedade.

Com este breve texto deixamos registrada nossa homenagem aos Professores, TAEs e Egressos da FE. Aos Enfermeiros e as Equipes de Enfermagem que nos acolhem nos serviços de saúde cotidianamente colaborando na formação dos novos profissionais. Parabéns a todos neste 12 de maio.

 

Publicado em 12/05/2021, na categoria Notícias.