Premiação dos Jogos da UFPel tem como destaques Medicina e Direito

A tarde da quarta-feira (25) foi marcada pela premiação dos Jogos da UFPel, que ocorreram ao longo deste ano. A cerimônia foi realizada na Escola Superior de Educação Física (ESEF) e contou com a presença do diretor da ESEF, Alexandre Marques, do vice-diretor Mario de Azevedo Jr., da professora Rose Silva e da vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, além de alunos de diversos cursos participantes.

Coordenados pelos professores Alexandre, Mario e Rose juntamente aos alunos da ESEF e com a colaboração de seus professores, a segunda edição dos Jogos da UFPel incluiu as categorias femininas e masculinas de voleibol, basquete, futsal e handebol.

O vice-diretor da ESEF considera que as ações esportivas tem recebido muito apoio da universidade, e que o ano de 2014 foi importante para as políticas de esporte da UFPel.

“As nossas expectativas mais otimistas foram superadas”, conta ele, considerando que o número de equipes participantes nos jogos desta edição dobrou, e que é preciso dar força para as atléticas. Muitas novas foram formadas este ano, e outras estão em fase de formação. Mario destaca ainda a participação da atlética do Direito e da Economia nos Jogos Abertos de Pelotas, e da Leiga no Intermed.

Denise ressalta que a administração reconhece o trabalho que tem sido feito pelos professores da ESEF, que não é apenas para a comunidade interna da unidade, mas para toda a UFPel. Falou ainda sobre a importância do esporte como objeto de estudo para certas áreas, assim como um momento de integração e confraternização. A reitoria recebeu através do DCE a demanda de utilização, principalmente pelos dirigentes das atléticas, do esporte como atividade complementar. O assunto já foi discutido com o COCEPE, e foi entendido que este é um momento em que os alunos exercem suas atividades de liderança, planejamento e organização. Fica a cargo dos colegiados dos cursos definir a aceitação, mesmo para cursos não ligados à área de esporte. Para Denise, é papel da universidade oportunizar a felicidade de seus integrantes, algo que pode ser alcançado por atividades como os Jogos da UFPel.

Para Alexandre, o momento tem sido de bastante alegria e de resgate do esporte, por muito tempo perdido. Melhoramentos estão sendo feitos e previstos para o ano que vem, como a reforma do ginásio, uma cobertura para a quadra, além da tentativa de conseguir um ônibus para que as turmas possam representar a universidade em eventos de fora. Porém, o diretor diz que “a ESEF sozinha não vai conseguir fazer nada. A ajuda de todos, seja na organização, seja na participação, no cuidado com as instalações, na ajuda diária que vocês tem nos dado, vão fazer com que a gente sempre tenha momentos grandiosos e condições cada vez melhores de desenvolver o esporte dentro da universidade.” Além disso, deseja que os jogos sejam o motivo da reunião, mas que se ganhe também em termos de integração, de saúde e de participação.

A inovação deste ano foi a entrega de dois troféus para os campeões gerais. Foram estes a Medicina, na categoria feminina, e o Direito, na masculina. As equipes ficam com os troféus até ano que vem, quando estes serão entregues aos próximos vencedores. A equipe que for campeã por três vezes terá o troféu definitivamente.

A comunidade acadêmica está convidada a comparecer no dia 12 de dezembro, último dia letivo, às 16h na ESEF. É importante que pelo menos um representante de cada atlética participe para que seja feita uma avaliação dos jogos deste ano e já comece o planejamento para a próxima edição.

Os integrantes das equipes receberam medalhas de primeiro, segundo e terceiro lugares, e a classificação ficou a seguinte:

Voleibol feminino:

3º – Agronomia

1º – Direito

Equipe campeã geral feminina: Medicina

Equipe campeã geral masculina: Direito.

Publicado em 01/12/2014, na categoria Jogos Ufpel.