VII: Músico pelotense Gabriel Faro lança seu primeiro EP

Por Mariana Argoud

Na próxima sexta-feira (31) será lançado o EP VII, primeiro trabalho produzido pelo músico pelotense Gabriel Faro. A produção, que mistura diferentes estilos musicais – como rock progressivo, música brasileira, étnica e erudita – contém cinco músicas instrumentais em que o músico, além de compor as faixas, também grava as linhas de bateria e de piano.

Cartaz de divulgação. Arte: Ruan Sampaio Leal

Conforme Faro, o processo de produção do projeto foi quase totalmente caseiro. As músicas foram compostas no seu próprio quarto, com a utilização de um teclado e de um computador, e utilizando a bateria e o piano para testar a sonoridade das faixas. “Foi um processo relativamente rápido, levei em torno de um mês para compor as cinco faixas pertencentes ao EP”, ressalta Gabriel. O músico conta ainda que o estilo musical do EP surgiu da busca por transmitir a própria identidade, a partir de referências que tem desde que começou a estudar música: “Busquei compor dentro daquilo que achava mais a minha cara, queria ter um EP sincero e não que se adaptasse com a tendência sonora do mercado atual”, afirma.

O projeto contou com participação de Júnior Vieira nas gravações e mixagem, Lauro Maia na masterização, Wagner Sicca no baixo elétrico, Ruan Sampaio Leal na concepção e criação da capa e Tácio Wurdig e Mateus Messias nas fotografias e filmagens durante as sessões de gravação.

Segundo Gabriel, seu EP é um dos muitos produzidos em Pelotas pelos alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Acho importante mostrar para a nossa cidade o que tem sido feito em termos musicais. Muitas pessoas não sabem que a UFPel fornece um curso de música muito bem avaliado nacionalmente e trabalhos como este, não só o meu, incluo de colegas que já lançaram CDs ou EPs, servem para demonstrar como a cidade possui uma cultura que está ativa e com grandes trabalhos”, destaca.

Sobre o músico

O músico é aluno do curso de composição musical da UFPel. Imagem: Tácio Wurdig

Gabriel tem 21 anos e está no sétimo semestre do curso de composição musical da UFPel. Toca bateria desde os 3 anos de idade, incentivado pelo tio e baterista profissional, Luke Faro, tendo aulas com os professores Renato Popó e Marco Primo. Neste ano, Gabriel começou a ministrar aulas de bateria. Além da bateria, Faro também toca piano, hang drum, percussão e violão. Atualmente, Faro participa das bandas The Woods e Lazz, além de participar de um projeto com colegas da UFPel, chamado Quinteto Maga e de produzir trilhas sonoras para a empresa VMC.

O EP “VII” estará disponível no dia 31 de maio no Spotify, Deezer, iTunes, Youtube, Facebook e Soundcloud.