UMA MÁQUINA DE SONHOS

Jogar, estudar e ainda sonhar!! Crianças dão seus primeiros passos no futebol em busca de seus sonhos!!!

Por Rafael Duval

Qual criança nunca sonhou em ser jogador de futebol? Em Pelotas, o sonho de alguns meninos começa no Esporte Clube Pelotas, que oferece várias categorias para que os pequenos aspirantes ao mundo do futebol possam ir em busca do seu sonho. A escolinha de futebol do Pelotas reúne garotos que têm entre 08 e 16 anos de idade. Os professores que coordenam estes rapazes são  Josué Martins e Felipe Muller. Martins está no comando das escolinhas desde 13 março de 1998, ‘’lá se vão 19 anos que estou no comando da molecada’’.

O Esporte Clube Pelotas tem como tradição participar de torneios de grande projeção nacional nas categorias de base. “Nosso calendário anual é o seguinte, Liga Centro Sul, aonde fomos campeões sub-17 (2016) e jogamos sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Copa Neca (Rio Grande) no sub-14 e sub-16. Na Copa Cidade Verde participamos de todas as edições (12), também estivemos na Copa Cidade de Caibi, na Copa Safergs, na qual fomos tricampeão sub-11, bicampeão sub-13, tricampeão sub-15. No Citadino fomos pentacampeões sub-11, tetra no sub-13, bi no sub- 15. Participamos do Torneio Italiano, em 2013 e conquistamos títulos de fair play (jogo limpo)”, destaca Josué.

Jogo disputado em Poa na categoria sub 10

Para ingressar nas escolinhas do Pelotas, o aluno tem que estar matriculado em uma escola regular, ’’por isso os treinos são no turno inverso ao escolar, nas terças e quintas-feiras. Pela manhã os treinamentos acontecem entre 9 e 11 horas, já durante a tarde se estendem das 14 até 17 horas’’.

Para que as crianças sejam admitidas na escolinha de futebol do Pelotas é necessário atestado médico para prática esportiva, cópia de documento de identificação, duas fotos atuais 3×4. O responsável pelo menino deve preencher a ficha de inscrição, composta pelos dados do futuro jogador, destacando a escola que frequenta. Para Josué Martins é muito importante a criança continuar estudando. ‘’O sentimento de trabalhar com crianças é muito especial, pois somos espelho e o trampolim para realização dos seus sonhos. Devemos ter um cuidado imenso em nossas atitudes e orientações pois ajudamos a formar homens para a nossa sociedade”.

Entre os meninos que ganharam projeção nacional e internacional, podemos citar Michel Bastos, que jogou por vários anos na Europa e, atualmente, joga no Palmeiras. O destaque maior atualmente é o atleta Nicolas Bonow que iniciou com 11 anos na escolinha do Pelotas, e hoje joga no Fluminense. “É uma satisfação muito grande pode ver eles evoluindo a cada ano, em cada time que passam, pois tudo isso começou aqui em Pelotas’’.

Comentários

comments

Você pode gostar...