Semana dos Museus encerra com passeio nos Museus da Serra dos Tapes

Por Jéssica Lopes e Júlia Gonçalves

Viveiro localizado no Museu Grupelli. Imagem: Jéssica Lopes

No último sábado (18) para marcar o encerramento da Semana dos Museus, ocorreu um tour pelos espaços que preservam acervos e a cultura da região da Serra dos Tapes. O encontro foi promovido pela Rede de Museus e teve a presença de estudantes e servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O objetivo do tour foi visitar e conhecer as histórias da Colônia Maciel e Morro Redondo por meio dos locais que garantem a preservação da memórias de imigrações italianas, alemães e pomeranas. O trajeto possibilitou a imersão dos participantes na cultura dos antepassados, visitando o Museu Grupelli e o Museu Histórico de Morro Redondo, onde puderam apreciar os acervos em exposição junto às explicações dos representantes de cada uma destas instituições culturais. Como guia da viagem o museólogo trouxe contextualizações a respeito de cada um dos patrimônios.

A visitação teve a duração de todo um dia, cada museu foi apreciado nos seus mais ricos detalhes. Imagem: Júlia Gonçalves

Os lugares visitados provocaram diversas emoções, desde o momento da visita ao viveiro e alguns animais como porcos, galinhas e coelhos que se encontravam no museu Grupelli, até o cemitério de imigrantes italianos na Vila Maciel, momentos estes que permitiram reflexão.

A Semana dos Museus chegou ao fim deixando a sensação de alegria e satisfação em todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar das atividades desenvolvidas. A integralização da comunidade com estes espaços não se trata apenas de apreciar artes, mas também de reconhecer e viver as histórias que fazem parte de todo o povo Pelotense.

Apreciação das espécies encontradas no viveiro (aves, coelhos, porquinhos). Imagem: Jéssica Lopes

A Rede de Museus que foi a organizadora da Semana, é um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que tem por missão unir as instituições, projetos museológicos, acervos e coleções existentes na universidade, visando a implantação e manutenção de uma política para a área, de forma a desenvolver ações de gestão, valorização do patrimônio museológico e de aproximação com a comunidade, foi de extrema importância para o andamento desses eventos.