Brasil finalmente vence na Série B de 2019

Por Luís Artur Janes Silva

Neste sábado (25), o Xavante voltou a campo após um intervalo de onze dias, para enfrentar o América de Minas Gerais, em jogo válido pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro, que estava zerado no certame, saiu perdendo, mas determinado, teve forças para virar o marcador. A vitória de dois a um sobre o time mineiro quebrou a série de quatro derrotas xavantes no Brasileirão, garantindo o primeiro triunfo na competição e o fim do jejum de 69 dias sem um resultado positivo da equipe comandada por Rogério Zimmermann.

Bruno Paulo, com as mãos erguidas, comemora o gol que garantiu a primeira vitória xavante nesta Série B. Imagem: Paulo Rossi/Diário Popular

O JOGO

Os primeiros dez minutos de jogo foram frenéticos e fizeram o público presente ao Bento Freitas acreditar na possibilidade de assistir um grande espetáculo. Confusa, a defesa do Brasil falhou aos cinco minutos, quando Bruno Aguiar tentou afastar a bola, que sobrou para o volante Juninho, que tabelou com Neto Berola e na frente do gol concluiu para o fundo das redes. O fantasma da quinta derrota na Série B começou a assombrar a torcida xavante.

No minuto seguinte ao gol dos mineiros, foi a vez do lateral Ednei errar e entregar a bola nos pés do atacante França, que chutou por cima do gol. Mas, aos oito minutos, no primeiro lance organizado que fez, o time do Brasil chegou ao empate. O volante Jatobá (o melhor jogador da partida), entregou a bola para Branquinho, que acionou o contestado Murilo Rangel (que teve boa atuação) na esquerda. Rangel tirou do goleiro e decretou a igualdade no estádio Bento Freitas.

A partir do gol de empate do Brasil, as chances de gol diminuíram e o América passou a ter maior posse de bola, trocando passes e jogando mais próximo da defesa xavante. Mas o domínio do Coelho mineiro foi mais forte a partir dos trinta minutos do primeiro tempo, mesmo que o América não tenha criado uma possibilidade real de marcar o seu segundo gol.

O Brasil retomou as rédeas da partida aos 38 minutos da etapa inicial, após uma série de escanteios que preocuparam o sistema defensivo do time mineiro. O bom momento xavante perdurou até o apito do árbitro que encerrou o primeiro tempo do jogo.

Na segunda etapa, o enfrentamento entre Brasil e América foi movimentado, mas a qualidade dos times (que ocupavam as duas piores posições na tabela de classificação), impediu que a torcida acompanhasse muitas chances de gol. Aos 4 minutos, o Xavante teve a possibilidade de virar o marcador, quando Juba aproveitou uma confusão da defesa do América e, sozinho, na frente do goleiro do time mineiro, concluiu para fora.

Depois deste lance, a partida foi marcada pelo equilíbrio, com leve domínio na posse de bola do Brasil. Aos 26 minutos, Murilo Rangel bateu escanteio da direita, o goleiro Thiago não conseguiu interceptar a bola, que sobrou para o atacante Bruno Paulo, que havia entrado no lugar de Rafael Grampola. O atacante escorou a pelota para o fundo das redes. A torcida xavante comemorou o segundo gol na partida, após ter aguentado quatro jogos sem ver o time marcar na Série B.

Mas antes da confirmação da vitória, o torcedor rubro-negro teve que presenciar o América adiantar suas linhas ofensivas e pressionar o Brasil. Atacando com mais vigor pela esquerda, sob a liderança do lateral João Paulo, o Coelho teve uma chance de ouro para igualar a partida aos 48 minutos do tempo final, mas o atacante Ademir concluiu mal.

Com o apito derradeiro da arbitragem, a festa contagiou jogadores, torcedores, comissão técnica e dirigentes do Brasil, que comemoraram a primeira vitória na Série B, após derrotas nos quatro compromissos iniciais na competição. Além disso, foi o primeiro triunfo xavante contra o Coelho das Alterosas e a décima vitória rubro-negra contra equipes mineiras no estádio Bento Freitas, em 18 jogos. O Brasil nunca perdeu para mineiros nos campeonatos brasileiros, quando atuou como mandante.

Após a primeira vitória no Brasileirão, o Xavante subiu uma posição, ultrapassando o próprio América, e ocupa o décimo nono lugar na tabela de classificação, somando três pontos. O Brasil entra em campo novamente pela Série B na próxima terça-feira, dia 28 de maio, quando enfrentará o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, na cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo. O jogo iniciará às 21h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...