Reedição de ‘Minha Luta’, de Hitler, causa polêmica e impressiona editora por grande procura

por Diego Krüger

Segundo a Agencia Reuters, a grande demanda para a edição do livro “Minha Luta” (Mein Kampf), escrito por Adolf Hitler, a primeira a ser impressa na Alemanha desde a sua morte, pegou seu editor de surpresa, com pedidos quase quatro vezes superiores à tiragem inicial enviada às livrarias.

A Reuters acrescenta que o livro político, editado em dois volumes, escrito entre 1924 e 1926 e que propõe uma conspiração global judaica, é considerado uma das principais ferramentas de propaganda nazista. Após expirar os 70 anos de direitos de autor, ele foi reeditado com 2.000 páginas em uma versão com anotações sobre os fatos.

A volta às bancas trouxe à tona uma discussão feroz na Alemanha, que ainda tem feridas de seu passado nazista e a responsabilidade pela morte de mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto. Alguns líderes da comunidade judaica alemã já declararam serem totalmente contra a reedição da obra. Em contrapartida, a editora conta que acrescentou cerca de 3.500 notas ao texto e defende a publicação.

O livro se tornou um best-seller na Alemanha na década de 1930, depois que Hitler se tornou chanceler, vendendo 12 milhões de cópias durante a Segunda Guerra Mundial. Foi traduzido em 18 idiomas, mas depois da guerra foi proibido na Alemanha pelas potências aliadas.

Fonte: Agência Reuters

Comentários

comments

Você pode gostar...