287º Festa de São Pedro: evento atraiu mais de 8 mil fiéis e promoveu a união da comunidade rio-grandina

A Festa de São Pedro é atração em Rio Grande e movimenta setores da educação, economia e cultura no centro da cidade.

Por Maria Clara Goulart / Agência Em Pauta

Banda Marcial realiza show em comemoração da 287ª de São Pedro em Rio Grande. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal do Rio Grande.

A tradicional festa do padroeiro da cidade do Rio Grande, une fé, cooperativismo e uma paixão pelos encantos e tradições rio-grandinas. Nesta edição, a 287ª Festa de São Pedro ocorreu entre os dias 23 e 29, no Largo Dr. Pio, centro da cidade, e contou com uma vasta quantidade de atrações artísticas, bancas de artesanato e gastronomia para atender o grande público que passa por ali. A festa é uma organização da Diocese Rio Grande e teve apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

A festa que atraiu um público de mais de 8 mil pessoas entre os sete dias que ficou aberta, é uma tradição dos dias de inverno dos rio-grandinos que procuram no local um momento de diversão e lazer, bem como, o veem como uma oportunidade de se conectar mais com a comunidade e empreendedores locais. São Pedro, descrito com um temperamento impulsivo e apaixonado, é protetor dos pescadores e primeiro papa, e hoje se consagra uma figura simbólica e representativa da cidade litorânea com atividade central voltada à pesca.

Bruna Freitas, natural de Rio Grande, visitou a festa durante a semana e comentou sobre a diferença dos dias e a importância de realizar o evento. “Está bem diferente dos outros dias, hoje, por ser feriado,  tem mais gente, mais vendedores. Eu acho que é algo que é muito bom para a cidade porque Rio Grande não tem muitas opções de passeio e entretenimento durante o fim de semana. E como a festa ainda é realizada no centro da cidade, que acaba ficando abandonado nesse tempo, é uma maneira muito boa de aproveitar o espaço”, afirmou Bruna.

Além da importância para os fiéis, a festa também foi palco de ações que visam o bem integral da comunidade. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura Municipal, alunos da escola Carmen Regina Baldin tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes da cenografia do evento, feito todo com materiais reciclados.  Ainda, um dos espaços da festa é voltado apenas para a arrecadação de agasalhos que serão doados às pessoas em situação vulnerável da cidade. A campanha tem o intuito de trocar peças de roupas por uma muda de planta, juntando a solidariedade com a sustentabilidade.

A vendedora Simone Xavier, uma das expositoras da feira, destacou a importância da Festa de São Pedro para o seu negócio. “Estou tendo a oportunidade de panfletar o meu trabalho, o que conta bastante. As vendas estão razoáveis mas para mim vender é o último caso. O contexto é muito maior do que a venda, poder ter essa relação de conversar, mostrar o meu trabalho para um fluxo de pessoas que vai desde crianças até idosos, para mim é maravilhoso”, afirma a vendedora. Simone também é artesã e trabalha confeccionando os produtos que ela mesmo estava vendendo na feira.

Ao ser perguntada sobre a importância para si de estar ali, Simone não deixou de expressar sua felicidade e gratidão em fazer parte de um evento que une toda a comunidade rio-grandina. “Mesmo sendo natural de Rio Grande, é a primeira vez que eu venho na festa e participo da feira de expositores. E confesso que mesmo depois dos meus 46 anos de vida,  eu estou me sentindo ainda mais rio-grandina. A festa fez com que eu conseguisse entender ainda mais a cultura da nossa cidade, o que era algo que faltava na minha vida”, finaliza.