Projeto de extensão da UFPel busca alternativas de ensino na matemática

Jogos didáticos realizados em oficina do projeto EDEM. Foto: Projeto EDEM/Divulgação

Por Luíza Mattea

Tendo como principal objetivo executar e analisar experiências didáticas para professores da área de matemática do Ensino Fundamental, Luiz Alberto Brettas, Maria Simone Debacco e Mauro Del Pino – vinculados à Faculdade de Educação – elaboraram um projeto de extensão na Universidade Federal de Pelotas. Com a participação de estudantes dos cursos de pedagogia e matemática da Instituição, o projeto Estratégias Didáticas para o Ensino de Matemática do Nível Fundamental (EDEM) oferta cursos e oficinas a professores de escolas públicas.

A fim de transformar o projeto em um dos diversos referenciais de ensino, seus colaboradores desenvolvem estratégias que contribuam para o aprendizado. O professor Luiz Alberto conta que a ideia se desenvolveu a partir de suas próprias experiências em executar oficinas didáticas para os níveis básicos de ensino. Ainda, destaca que as limitações existentes no ensino influenciaram diretamente suas pesquisas: “Meus alunos, estudantes universitários, tinham dificuldades em compreender conceitos simples, que necessitavam de conhecimentos prévios e essenciais no nível fundamental e médio”.

Por meio de oficinas, que ocorrem nas próprias escolas interessadas no projeto, os professores ampliam suas didáticas ao envolverem-se em atividades lúdicas – como jogos e brincadeiras. Para Luiz Alberto, essa é uma maneira de mostrar aos professores o conteúdo de uma forma que assemelha a percepção das crianças na sala de aula. Além da elaboração dessas atividades, um dos propósitos é compreender a forma como os professores apropriam-se das ideias trabalhadas ao longo do projeto e utilizam-nas em sala de aula.

Oficina realizada com professores do Município em março de 2009, em Restinga Sêca. Foto: Projeto Edem/Divulgação

Diante da importância da construção de conhecimento prático, os colaboradores colocam-se a disposição para auxiliarem na organização de Laboratórios de Ensino de Matemática nas escolas que apresentarem interesse. Dessa forma, um local que proporcione aos alunos a realização de experimentos práticos tem importância singular para alcançar o conhecimento de forma mais satisfatória. Criando um ambiente que auxilia nos desafios, o laboratório proporcionaria mais questionamentos, análises e esclarecimentos aos alunos: “Com uma base de conhecimentos matemáticos bem sólida, as crianças não terão grandes problemas nos anos seguintes” finaliza Luiz Alberto.