Extraordinário

Imagem: Reprodução

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Pela primeira vez, aos 10 anos, ele frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.”

Embora só entre em cartaz, oficialmente, em 07.12 já tive o prazer de assistir no cinema à estreia desse filme meigo, mas ao mesmo tempo tão preconceituoso em relação ao exterior de uma pessoa.

Auggie, mais uma vez feito com excepcional magnetismo artístico pelo ator de 11 anos, Jacob Tremblay, nasceu com uma deformidade física que quase o levou à morte, pois também sofria de problemas respiratórios. Após 27 cirurgias, que resolveram grande parte das deficiências, resta um rosto repleto de cicatrizes. Para esconder seu rosto ele adora usar um capacete de astronauta.

Tudo que sabe foi ensinado por sua mãe Isabel (Julia Roberts), mas é chegado o momento de ir para a escola e conviver com outras crianças. E criança é muito sincera e, por vezes, até má. Auggie reluta, mas acaba cedendo à vontade dos pais. É claro, que mais que Auggie, seus pais estão ansiosos e preocupados. Ela ainda conta com a ajuda de sua irmã mais velha, Via (Isabela Vidovic). Adaptado do livro de R.J.Palacio, mostra a dificuldade do ambiente escolar, a falta do amparo familiar naquele ambiente, a solidão de quem é diferente e o preconceito.

O que Auggie tem a seu favor é a família que lhe acolhe de braços abertos em todos os momentos. É o conforto de ter pessoas que o amem e sabem que sua alma não tem defeito algum. A escolha do ator mirim foi precisa. Jacob é tão extraordinário quanto Auggie. E nos passa emoção a cada fala, gesto, reação. Os outros jovens atores também são ótimos, o que torna o filme uma agradável surpresa.

Ao fazer o primeiro amigo, Jake Will (Noah Jupe), Auggie já começa a sentir-se mais confiante e é possível perceber sua alegria, quando o vemos, em sua imaginação, saltitante em uma roupa de astronauta. Fã de Star Wars, ele também tem Chewbacca como outro amigo.

Julia Roberts interpreta uma mãe competente, que cobra muito de todos em casa, que é amorosa e rigorosa ao mesmo tempo. Enquanto Owen Wilson repete seu personagem bom pai, bom marido e ótimo amigo. E sem esquecer a  participação especial, como avó de Auggie, de nossa Sônia Braga.

Extraordinário divide a história em capítulos, com os nomes dos personagens, explicando o que não foi mostrado. E funciona bem. Com direção de Stephen Chbosky é um filme competente, com uma linda mensagem, que emociona sem a necessidade de levar  às lágrimas.

Nota: 9,5

Confira o trailer abaixo:

Comentários

comments

Você pode gostar...