Curta-metragem produzido na UFPel é indicado a premiação internacional

Filme dirigido por Denis Souza já ganhou outros prêmios e foi exibido em mais de 25 festivais

Pôster oficial do curta-metragem lançado em 2023. Foto: Arquivo Pessoal/Panelinha.prod

 

Por Gabriel Medeiros / Em Pauta

A animação “Carcinização”, produzida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pelo egresso Denis Souza, do curso de Cinema de Animação da UFPel, foi mais uma vez indicada a uma premiação internacional. Desta vez, o curta foi indicado ao prêmio “Quirino de Animação Ibero-Americana”, edição de 2024. 

O evento, que ocorre anualmente, tem por objetivo reconhecer os talentos na indústria de animação ibero-americana, com participação de mais 20 nações, entre eles Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e outros países americanos. Com 15 países participando esse ano, a premiação Quirino é o principal evento reunindo a indústria de animação latino-americana e ibérica (Portugal, Espanha e Andorra), a qual busca aprofundar vínculos para o desenvolvimento do mercado de filmes ibero-americano.

Outro aspecto importante, é a origem do nome da premiação, que foi concedida em  homenagem ao criador do primeiro longa-metragem de animação, em 1917, Quirino Cristiani. Quirino dirigiu O Apóstolo’, produção argentina onde foram utilizados 58.000 desenhos.

Carcinização

Carcinização é a segunda animação do curso da UFPel que é selecionada ao prêmio, sendo a primeira, “Só sei que foi assim” (2020), da diretora Gi Paixão. O anúncio dos 3 finalistas de cada categoria foi realizado hoje, no dia 8 de março, e a entrega dos prêmios será em maio, em Tenerife, cidade sede do prêmio na Espanha.

Esta não foi a primeira vez que o curta foi indicado à premiação: em agosto de 2023, o filme foi premiado nas categorias de Melhor Desenho de Som (Mariana do Prado) e Melhor Edição (Ana Ambrosano), durante o  51° Festival de Cinema em Gramado. O resultado da premiação ocorreu na  20° edição do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas. 

O diretor do curta, Denis Souza, destacou a importância que o prêmio tem para a animação ibero-americana. Além disso, Denis explica o caminho que o curta já percorreu desde o seu lançamento, em agosto de 2023: “O curta está correndo um percurso muito lindo por festivais e mostras no Brasil e fora. Até agora foi exibido em mais de 25 eventos diferentes”, comentou o diretor. Denis também ressaltou a oportunidade de estar concorrendo a premiação: “É um prêmio super importante, existem outros filmes incríveis concorrendo e estar ao lado deles como nomeado ao Melhor Filme de Escola Grande já é um grande privilégio”. 

Os três protagonistas do curta durante a trama. Foto: Arquivo Pessoal/Panelinha.prod

Sinopse

Carcinização, conta a história de três amigos que estão passando por mudanças em suas vidas. Durante o filme, os três amigos conversam sobre seus sentimentos em relação às mudanças que estão enfrentando para mudar seus destinos.

Comentários

comments

Você pode gostar...