Progresso ainda sonha com o bicampeonato estadual

União dos garotos do Progresso antes do jogo decisivo contra o Ivoti. Foto: Reprodução/ Facebook

Por Luís Artur Janes Silva

O futebol da cidade de Pelotas vive um momento bastante instável quando analisamos apenas os clubes que têm times adultos. O Farroupilha foi eliminado na fase inicial da Terceirona, o Pelotas não conseguiu passar das quartas de final da Divisão de Acesso e foi derrotado pelo Aimoré nas semifinais da Copa Paulo Sant’Ana. Enquanto isso, o Brasil quase foi rebaixado no Gauchão, caiu na primeira fase da Primeira Liga e sofre para tentar permanecer na Série B do Brasileirão.

Assim, apenas um clube de futebol da nossa cidade conseguiu levantar um caneco recentemente, um rubro negro que não atende pelo nome de Grêmio Esportivo Brasil. Estamos falando do Progresso Futebol Clube, agremiação que disputa as categorias menores do esporte bretão e que ostenta o título estadual juvenil ou Sub-17, conquistado no ano de 2016, numa emocionante final diante do Inter, disputada em pleno Beira-Rio.

O Progresso e o Brasil são os representantes da cidade de Pelotas no atual Campeonato Estadual Juvenil, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Uma maratona que se iniciou no dia 6 de maio e que reuniu 35 times na primeira fase. Entre estes times uma ilustre ausência, o Grêmio não participou do Estadual Juvenil.

Na fase inicial, os clubes da Princesa do Sul ficaram no mesmo grupo e tiveram campanhas díspares. O Progresso garantiu a segunda colocação da chave, ficando com 22 pontos, apenas um a menos que o Internacional. Enquanto isso, o Brasil conseguiu a última vaga à segunda etapa eliminando o São José de Porto Alegre no saldo de gols.

Na etapa seguinte, o Brasil conseguiu a segunda posição do Grupo G, depois de liderar boa parte desta fase e ser derrotado nas duas últimas rodadas. O Progresso ficou no Grupo I e não teve facilidades, mas conseguiu impor-se e acabou na liderança de sua chave, conquistando 19 pontos.

O próximo estágio do campeonato inaugurou a fase eliminatória com jogos de ida e volta, onde qualquer erro poderia ser fatal. Nas oitavas de final, o Xavante sofreu, mas passou pela APAFUT, da cidade de Caxias do Sul. A classificação do rubro negro da Baixada foi garantida mesmo com uma derrota pelo placar mínimo em casa. Já o outro rubro negro, o defensor do título, foi soberano e eliminou com autoridade o Atlético de Carazinho. Foram duas vitórias, 2×1 na cidade de Carazinho e inacreditáveis 10×3 no CT do Simões Lopes.

EMPATE CONTRA O IVOTI GARANTE VAGA ÀS SEMIFINAIS

Nas quartas de final, o Progresso reencontrou o Ivoti, clube da cidade de mesmo nome, adversário do time pelotense nas duas primeiras fases da competição. Anteriormente, disputaram quatro partidas e aconteceram três vitórias do azul e branco da metade norte do Estado.

No primeiro jogo eliminatório desta etapa, o Progresso conseguiu um providencial empate na casa do Ivoti, 1×1. A decisão aconteceria em Pelotas e o rubro negro entraria em campo classificado, pois o empate sem gols garantiria a vaga aos comandados do técnico Lambari. Tudo isso porque o Progresso havia anotado um gol no jogo de Ivoti.

A segunda partida das quartas de final do Estadual Juvenil aconteceu no último sábado, dia 4 de novembro, no CT do Simões Lopes. O jogo começou estudado e com respeito mútuo entre as equipes. Mas o Progresso dominou a primeira metade da etapa inicial, o Ivoti acordou apenas aos 20 minutos do primeiro tempo, quando teve um gol anulado. Depois disso acabaram levando perigo em dois lances. A equipe pelotense conseguiu equilibrar as ações nos últimos cinco minutos do tempo inicial.

Já no segundo tempo o Progresso voltou melhor e contou com o insinuante e rápido atacante Max, que incomodou a defensiva do Ivoti durante boa parte deste período. Aliás, além de Max, tivemos atuações destacadas do artilheiro Wagson, que não anotou desta vez, mas brigou bastante e dos defensores Preto, um ala que apoiou o ataque constantemente e Jacone, um zagueiro sério e seguro. Necessitando da classificação, os ivotienses partiram para cima, capitaneados pelo veloz Matheus conseguiram duas boas oportunidades, a última delas aos 37 minutos, quando a bola passou raspando a meta defendida pelo goleiro rubro negro David. Depois do susto, o apito final do árbitro confirmou o empate sem gols e a festa da garotada do Progresso e do bom público que compareceu ao CT do Simões Lopes.

Agora o rubro negro da Tablada volta a campo no próximo sábado, dia 11 de novembro, quando enfrentará o Juventude, único invicto da competição. O jogo começara às 15:30 horas e será realizado no CT do Progresso.

O BRASIL É DESCLASSIFICADO

Enquanto isso, o Xavante foi eliminado do Estadual Juvenil, após ser derrotado pelo Novo Hamburgo pelo placar de 3×0, em pleno Estádio Bento Freitas. O rubro negro da Baixada já havia perdido o primeiro jogo da fase, 2×1, na cidade de Novo Hamburgo. Apesar da desclassificação, ficou a sensação de dever cumprido para os garotos xavantes, pois o Brasil retornou neste ano de 2017 às disputas das categorias de base.

Comentários

comments

Você pode gostar...