A coragem de arriscar no webjornalismo

Oficina de jornalismo online – e descontraído – encerrou a série de atividades vespertinas da IV Semana Acadêmica de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Por Lenise Slawski Soares

Nesta última sexta-feira (19) o Centro Acadêmico PAGU do curso de Jornalismo da UFPel trouxe para o campus II, onde estavam ocorrendo as atividades da Semana Acadêmica, os atuais representantes do Esportchê.RS.

As falas foram conduzidas por três participantes deste projeto: Leandro Lopes que é formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e, atualmente, trabalha como coordenador de web do Diário Popular, com ênfase na parte de vídeos; Vinicius Conrad, também é jornalista pela UCPel, com MBA em Administração e Marketing pela Uninter, trabalha como chefe de Comunicação na Câmara de Vereadores de Pelotas; Pedro Antunes, formado em 2016  também pela UCPel e atualmente empreendedor da BS Live.

De forma bastante descontraída e envolvendo o público presente, os jovens jornalistas iniciaram sua participação na Semana Acadêmica contando sobre o início do maior projeto que possuem juntos o “Esportchê.RS” que, atualmente, conta com suas redes sociais repletas de seguidores e com uma interatividade de grande porte, porém, ainda é um hobbie para os três.

Vinicius Conrad contou sobre o início do Projeto, em 2008, que tinha como foco o canal no YouTube e que logo depois expandiu-se para o Twitter, que tornou-se a rede social mais movimentada e com maior número de envolvidos. Com as atualizações e modernidades adaptadas às outras redes sociais, iniciou-se um projeto de transmissões ao vivo por lives no Facebook.

Leandro Lopes contou sobre algumas experiências que tiveram durante estes quase 10 anos, das dificuldades que encontraram no caminho e na vontade de ir atrás de desafios que, muitas vezes, eram tão incertos.

Foto: Lenise Slawski Soares

De forma bastante empreendedora relataram sobre as parcerias que buscam constantemente com empresas locais para que seja possível realizar as transmissões e demais atividades, visto que não possuem um montante para investirem sozinhos nos trabalhos realizados.

Pedro apresentou os equipamentos que a equipe possui atualmente, fazendo algumas demonstrações ao vivo, com uma live no Facebook no momento da Oficina.

Uma de suas grandes experiências foi a oportunidade de transmitir o último debate com os candidatos à Prefeitura de Pelotas em 2016, realizado ao vivo no Theatro Guarani, em parceria com a página do Facebook do Diário Popular e com apoio de empresas que emprestaram seus equipamentos em troca de publicidades. A transmissão chegou a ter a mesma quantia de acessos que o público presente no Theatro que era de cerca de 1500 pessoas, bem como, mais de 5 mil comentários de quem estava assistindo online.

Leandro apontou a importância de usar uma linguagem leve e descontraída em suas redes sociais, para que o público venha ficar à vontade com as publicações e não perca interesse por ser um jornalismo pesado e salienta também que é possível fazer coberturas sérias, mas que sejam prazerosas para o receptor.

Vinicius contou ainda sobre algumas experiências que teve ao ir em busca de patrocinadores para o Projeto “Já tive que gastar mais do que recebi em uma empresa que nos patrocinou pra provar que era possível fazer uma parceria e que aquilo traria sim um retorno pra eles. Não bastou que eu gastasse lá, indiquei também para o meu pai que, logo, fez o mesmo”, disse ele, aos risos.

Aproximando-se do horário de término, contaram também sobre as ideias que estão construindo juntos para o futuro e de como acreditam que o Projeto tem tudo para crescer e andar com as próprias pernas.

Na medida que as horas passavam os participantes, todos acadêmicos do curso de Jornalismo da UFPel, alimentavam a conversa com perguntas. A oficina encerrou-se próximo as 17:30 e deixou os alunos mais esperançosos por um jornalismo moderno e do futuro.

A estudante do 3º semestre, Marina Tomaz, falou da importância que esta área de webjornalismo possuí hoje em dia. “É essencial que a gente saiba exatamente o que está fazendo. Atualmente eu trabalho com a web e procuro sempre mostrar os resultados que ela traz para meus clientes”. A jovem social media salientou também que devemos acreditar no potencial que temos e não termos medo de irmos atrás dos objetivos “Como um dos meninos falou, não podemos ter medo de arriscar, temos que traçar nosso próprio caminho mesmo que isso renda alguns tombos. É assim que aprendemos e é assim que vamos crescer”, disse Marina.