Uma capital inovadora: Paris recebe prêmio Capital da Inovação da Europa

Torre Eiffel, símbolo francês. Foto: Brian Burk/Arquivo Pessoal

Por Roberta Muniz

Na última terça-feira, Paris recebeu o prêmio de Capital da Inovação da Europa (iCapital) 2017, que foi concedido pela Comissão Europeia. Durante a maior conferência de tecnologia da Europa, o Web Summit, que aconteceu em Lisboa, Portugal, o anúncio do ganhador foi realizado.

O prêmio ganho por Paris, é no valor de um milhão de euros e será utilizado para investir em inovadoras iniciativas criadas pelos cidadãos para a solução de problemas na cidade. Nos últimos dez anos, em Paris, foram criados mais de 100 mil metros quadrados de incubadoras –infraestrutura para acolhimento de empresas, o que transformou a cidade no maior campus de startups – empresas emergentes – do mundo. A capital francesa ainda conta com o projeto Reinventar Paris, o que mostra como é uma cidade preocupada com o seu futuro. Neste projeto, a prefeitura da cidade convida os arquitetos de todo o mundo a proporem projetos urbanos inovadores, para que reimaginem o futuro da cidade.

O prêmio iCapital, é um concurso aberto às cidades de qualquer Estado-membro da União Europeia (UE) ou país que seja associado ao programa Horizon 2020 – programa voltado ao cofinanciamento de projetos com componentes de inovação. As cidades Tel Aviv, de Israel e Talin, da Estônia também foram as finalistas e receberam um prêmio de 100 mil euros cada uma.

Segundo o responsável pela área de Investigação, Ciência e Inovação da Comissão Europeia, Carlos Moedas: “as cidades não se caracterizam pelas dimensões e pela população, mas pelo seu âmbito de visão e pelo poder confiado aos cidadãos. Algumas cidades não têm medo das novas experiências. Não receiam envolver os seus cidadãos no desenvolvimento e no teste de novas ideias. Estas cidades dão poder aos seus cidadãos”.

Comentários

comments

Você pode gostar...