Polêmica dos “rolezinhos” chega a Rio Grande

Por Émellem Rosa, Nicole Soares e Thuanny Cappellari

Desde a inauguração do Praça Rio Grande Shopping Center, no dia 23 de abril, quando foi instituída a proibição da entrada de menores de idade desacompanhados de responsáveis, este assunto vem  gerando uma grande polêmica na cidade do Rio Grande. A medida de segurança foi tomada visando evitar os chamados “rolezinhos”, que surgiram no final do ano passado através das redes sociais e, em síntese, são grupos de adolescentes que se reúnem em locais públicos aparentemente sem intenções ilegais.

Ainda assim, já foram registrados diversos casos de arrastão e saques às lojas de shoppings durante os tais “rolezinhos”. Em uma tentativa de evitar que este tipo de comportamento se repita, a administração do Shopping também resolveu exigir a apresentação do documento de identidade tanto de menores de idade quanto de adultos, antes de entrarem no estabelecimento.

Foto: Reprodução (http://goo.gl/5qrxdg)

Foto: Reprodução (http://goo.gl/5qrxdg)

Em Rio Grande a decisão tomada pelo Shopping segue dividindo opiniões, fato este que levou o presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, vereador Flávio Vigilante, a se reunir com os responsáveis pela administração do shopping. De acordo com os relatos do vereador, o administrador do shopping, senhor Ferraz, informou que proibir a entrada de menores desacompanhados de responsáveis é uma medida que vem sendo tomada em diversos shoppings no país. Flávio salientou ainda que muitos pais aprovam este modelo utilizado em outros estabelecimentos, uma vez que seus filhos necessitam de autorização para frequentar estes locais e esta é uma boa forma de controlá-los.

O presidente da Comissão de Segurança colocou a Câmara de Vereadores à disposição para debater este assunto juntamente com a comunidade, alegando que é um tema bastante delicado e há muitas divergências de opinião acerca de tudo. Quanto à segurança no Shopping, Flávio informou que se reunirá novamente com os responsáveis pelo estabelecimento para analisar o sistema e as estratégias de segurança. Tendo em vista que no feriado do dia do trabalhador, 1° de maio, houve um tiroteio em frente ao Shopping envolvendo dois menores de idade. Mesmo com a inovação da chegada de um grande centro comercial ao interior do estado, a comunidade segue preocupada com a segurança dentro e fora do Shopping.

Comentários

comments

Você pode gostar...