Pelotas está cada vez mais perto de retornar ao Gauchão

Foto: Paulo Rossi – DP

Por Luís Artur Janes Silva

Na última quarta-feira, dia 9 de maio, tivemos a realização da rodada derradeira da fase inicial do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso de 2018. O Pelotas, que pela quarta vez consecutiva disputa a competição, goleou o Lajeadense pelo placar de 4×1, garantindo o primeiro lugar do seu grupo e também o posto de maior pontuador da Primeira Fase do campeonato.

Esta rodada decisiva teve apenas sete jogos, pois o confronto entre o já rebaixado Santa Cruz e o Guarani de Venâncio Aires acabou sendo cancelado. Assim,  todas as partidas realizadas na tarde do dia 9 de maio decidiam algo. Já classificados, Pelotas, Inter de Santa Maria, Ypiranga e Tupi disputavam as primeiras posições da tabela de classificação, visando garantir a vantagem de decidir em casa a passagem aos próximos estágios do certame.

Enquanto isso, sete equipes brigavam pelas quatro vagas restantes às quartas de final do campeonato. No Grupo A, tínhamos o Aimoré, o Lajeadense e o Bagé, disputando duas vagas. Já no Grupo B, quatro times (Glória, Esportivo, União Frederiquense e Passo Fundo) buscavam outras duas vagas para continuar sonhando com a possibilidade de disputar o Gauchão do ano que vem.

Além das disputas na parte de cima da tábua de classificação, uma desesperada luta envolvia dois times que tentavam evitar a todo custo o rebaixamento à Terceirona estadual. Igrejinha e Brasil de Farroupilha brigavam contra a queda e decidiram seus destinos fora de casa. Os dois times perderam e o recém-promovido Igrejinha conseguiu salvar-se da degola.

Depois de quase duas horas de muita emoção tivemos o preenchimento das quatro vagas restantes às quartas de final da Divisão de Acesso. A partir de agora, oito times, divididos em chaves formadas por duas equipes, farão jogos de ida e volta, que determinarão as agremiações que vão disputar as vagas oferecidas no Gauchão de 2019.

O Pelotas encontrará o Esportivo de Bento Gonçalves nas quartas de final da Divisão de Acesso. Estarão com eles o Ypiranga de Erechim, o Glória de Vacaria, o surpreendente Tupi de Crissiumal e ainda o Aimoré, o Inter de Santa Maria e o Lajeadense, que estavam no grupo do áureo-cerúleo na primeira fase do certame. Então, vamos conhecer um pouco de cada uma das oito equipes que brigarão pelas duas vagas oferecidas pela Divisão de Acesso no Campeonato Gaúcho do próximo ano.

Pelotas

O Lobo foi o melhor time da fase inicial da Divisão de Acesso, somando 26 pontos, obtidos após a conquista de sete vitórias e cinco empates nesta etapa do campeonato. O time, treinado pelo experiente Paulo Porto, foi crescendo gradativamente durante a competição. Contando com um grupo de jogadores acostumados com o disputado futebol do Rio Grande do Sul, o áureo-cerúleo teve  como destaques os artilheiros Jean Roberto (maior anotador desta fase) e Giancarlo, o ala Juliano Tatto, o talismã Giovane Gomes e Hugo Sanches, que defendeu o São Luiz de Ijuí no Gauchão e chegou na ponta dos cascos para defender o Lobo.

Dono de uma campanha perfeita no seu estádio, a Boca do Lobo, o Pelotas não conseguiu vencer fora de casa na etapa inicial do campeonato. Este fato é o único senão que envolve a equipe que é uma das favoritas para voltar ao Gauchão da Divisão Especial e, quem sabe, beliscar o título deste certame, assim como aconteceu no ano de 1983.

Esportivo

O adversário do Pelotas nas quartas de final da Divisão de Acesso conseguiu sua vaga na última rodada, quando bateu o Ypiranga no estádio Parque Montanha dos Vinhedos, na cidade de Bento Gonçalves. O clube que revelou Renato Portaluppi para o futebol e que já foi vice-campeão gaúcho no distante ano de 1979 teve um início de campeonato claudicante nos seus domínios. Nos quatro primeiros jogos que disputou em casa triunfou apenas uma vez. Mas esta fragilidade caseira foi compensada com uma boa campanha como visitante. Nesta situação conquistou 10 pontos e duas vitórias. Isto fez com que o Esportivo ficasse na quarta colocação do Grupo B, somando 24 pontos.

Três vezes campeão da Divisão de Acesso (1969, 1999 e 2012), o Esportivo tenta voltar ao Gauchão após quatro anos de ausência. Para isso, conta com o talento de Diego Torres, que defendeu o Avenida no último Estadual da Divisão Especial, Jean Carlos e Tiago Gasparetto, ex-atleta do Pelotas.

Ypiranga

O time de Erechim é considerado por muitos como o principal favorito ao Acesso. Isso acontece porque o Ypiranga disputa o Campeonato Brasileiro da Série C. Com um grupo de jogadores maior se comparado aos seus adversários, o verde e amarelo do norte do Estado foi o primeiro time a encaminhar a classificação às quartas de final do campeonato.

Um dos recordistas de títulos da Divisão de Acesso (4 conquistas), o Ypiranga foi praticamente perfeito quando jogou no seu estádio, o Colosso da Lagoa. Após empatar a partida de estreia em casa, venceu todos os confrontos restantes nos seus domínios (6 vitórias). Enquanto isso, a campanha como visitante deixou a desejar, pois o Ypiranga venceu uma partida nessa condição, justamente no seu primeiro jogo fora de casa, ou seja, o time de Erechim já acumula seis confrontos de jejum longe de sua torcida. Mesmo assim, garantiu o título do Grupo B, totalizando 25 pontos.

Os principais artilheiros do verde e amarelo do norte do Estado na fase inicial da Divisão de Acesso foram Paulinho Simionatto, que atuou no Pelotas na Copa Paulo Sant’Anna, em 2017, e Douglas Skilo, que anotou quatro gols no certame.

Lajeadense

A equipe do Vale do Rio Taquari conquistou sua vaga apesar de ter sido goleada pelo Pelotas na despedida de fase. A classificação foi garantida porque o Bagé, principal adversário do Lajeadense, apenas empatou com o São Gabriel, mesmo jogando em casa.

O Lajeadense foi o quarto colocado do Grupo A, fazendo 19 pontos, a pior campanha entre os classificados. Além disso, o time de Lajeado anotou apenas 10 gols, menos que o rebaixado Santa Cruz, que marcou 12 vezes em treze jogos (um a menos que o Lajeadense).

Atuando longe de seu estádio, o Lajeadense venceu duas vezes, mas como anfitrião, empatou quatro das sete partidas que disputou. Nas três primeiras partidas realizadas na Arena Alviazul, a equipe de Lajeado empatou todas, um início bastante ruim.

Duas vezes campeão da Divisão de Acesso (1959 e 1979), o Lajeadense parece ser o azarão da fase decisiva do campeonato. Definitivamente, enfrentar o Ypiranga será uma tarefa inglória.

Aimoré

O outro time da Divisão de Acesso que disputou um campeonato nacional nesta temporada (a Copa do Brasil), o Aimoré ainda não deslanchou no certame estadual. A segunda colocação do Grupo A, garantida com 24 pontos, escondeu o fato de que o Índio Capilé ainda está em formação. As chegadas de Ronaldinho Gramadense (São Luiz) e Hyantony (Avenida), parecem confirmar esta sensação.

Em casa, o Aimoré não perdeu, mas empatou três vezes em sete partidas, ou seja, teve uma boa campanha, mas não empolgou. Distante do Cristo Rei, o time de São Leopoldo venceu duas vezes nos três primeiros jogos que participou. Esta boa performance garantiu a posição de destaque do time na fase inicial da competição.

Irregular, o Aimoré pode surpreender no estágio final do campeonato, mas terá que melhorar seu desempenho. Com elenco que tem potencial para render mais, o destaque do time do Vale do Rio dos Sinos é Marco Antônio, o único jogador do Índio Capilé que anotou mais de um gol na primeira fase da Divisão de Acesso.

Tupi

O Tupi é a maior surpresa entre os oito times que estarão nas quartas de final da Divisão de Acesso. Quase rebaixado no campeonato do ano passado, o clube de Crissiumal entrou na última rodada da fase inicial da Divisão de Acesso de 2018 já classificado. O terceiro lugar do Grupo B, garantido com 24 pontos foi a maior conquista do Tupi desde 2013, quando o rubro-negro abocanhou o caneco da Terceirona Gaúcha

Invicto no seu estádio, o Tupi triunfou em cinco partidas na cidade de Crissiumal. Estas vitórias foram complementadas por dois empates. Mesmo sem ser especialmente perigoso fora de casa, ainda assim venceu duas vezes como visitante.

Franco atirador, já fez história na Divisão de Acesso, a partir de agora o que vier é lucro.

Glória

O clube de Vacaria foi vice-campeão do seu grupo, somando 25 pontos e anotando 16 gols, as mesmas quantidades do Ypiranga, o principal adevrsário. O Glória custou a engrenar no seu estádio, vencendo pela primeira vez na sua terceira partida em casa. Depois disto, ganhou quatro de cinco jogos e compensou este início irregular fazendo uma ótima campanha como visitante.

Fora de casa, o Glória fez 11 pontos (o melhor visitante entre os participantes das quartas de final), conquistando três vitórias e perdendo somente as duas últimas partidas longe de Vacaria. Se não chega a amedrontar os adversários, o time é bom o suficiente para surpreender e atropelar na reta final do campeonato.

Campeão da Divisão de Acesso no distante ano de 1988, a equipe dos Campos de Cima da Serra enfrentará o Inter de Santa Maria na próxima fase do certame.

Inter de Santa Maria

O time da região central do Estado foi o terceiro lugar do grupo do Pelotas. Somou 23 pontos e foi o responsável pela pior derrota do Lobo na competição, 3×0, na última rodada do turno inicial da primeira etapa do campeonato.

Comandado pelo artilheiro Jackson, o Inter fez uma ótima campanha em casa. Perdeu para o Aimoré na abertura do campeonato, mas depois disto conquistou seis vitórias.

Se no estádio Presidente Vargas o Inter é quase imbatível, fora da cidade de Santa Maria o desempenho cai bastante. Teve o mesmo número de pontos do Pelotas (cinco), mas venceu uma partida, diante do Guarani de Venâncio Aires, no estádio Edmundo Feix. Assim, tem o pior aproveitamento entre os visitantes, dividindo esta posição com o Lobo.

Duas vezes campeão da Divisão de Acesso (1968 e 1991), o Inter está longe de ser favorito ao Acesso, mas sua camisa tem tradição e a equipe deste ano pode aprontar.

Números e curiosidades da fase inicial da Divisão de Acesso

Time que mais pontuou: Pelotas – 26 pontos

Time que menos pontuou: Brasil de Farroupilha – 4 pontos

Times que mais venceram: Pelotas, Inter-SM, Ypiranga, Glória e Tupi – 7 vitórias:

Times que menos venceram: Santa Cruz e Brasil de Farroupilha – 0 vitórias

Times que menos perderam: Pelotas, Aimoré e Esportivo – 2 derrotas

Time que mais perdeu: Brasil de Farroupilha – 10 derrotas

Melhor ataque: Pelotas – 22 gols

Pior ataque: Brasil de Farroupilha – 7 gols

Melhores defesas: Aimoré e Ypiranga – 6 gols

Pior defesa: Igrejinha – 27 gols

Artilheiro: Jean Roberto (Pelotas) – 6 gols

O Bagé ficou 10 jogos invictos, conquistando 4 vitórias e 6 empates, mas na décima primeira rodada perdeu para o Pelotas na Boca do Lobo e não venceu mais. Nos últimos quatro jogos somou apenas 1 ponto. Acabou desclassificado após empatar com o São Gabriel, no estádio da Pedra Moura.

Os melhores ataques do Grupo B da Divisão de Acesso foram o do União Frederiquense, que anotou 18 gols e do Passo Fundo, que marcou 17, mas nenhum dos dois clubes se classificou às quartas de final do campeonato.

 

Confrontos das Quartas de Final da Divisão de Acesso

Pelotas x Esportivo – Decisão será em Pelotas;

Ypiranga x Lajeadense – Decisão será na cidade de Erechim;

Aimoré x Tupi – Jogo decisivo será em São Leopoldo;

Glória x Inter-SM – Decisão será na cidade de Vacaria.

Comentários

comments

Você pode gostar...