RS vive esperança de ter representante na Série B

Por Mateus Bunde

Com o acesso do Brasil de Pelotas à Série C, o Rio Grande do Sul vive algo nunca antes visto, desde a instituição do formato com quatro divisões. O estado, agora, possui três times de bom nível para disputar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. As equipes da serra e o Xavante já mostraram que possuem um trabalho sólido e que preserva a continuidade. Apesar dos deslizes, a equipe do Caxias fez um bom início de Série C, empolgando a torcida para um possível acesso, porém a equipe desandou e acabou atrás do rival Juventude.

FOTO CAPA

Foto: Kléber Lima (Jornal de Brasília)

A última vez que o Rio Grande Sul teve um time na Série B foi em 2009, com o Juventude. Desde então, nenhuma equipe chegou próximo do acesso à segunda divisão. Agora, com três clubes, a história promete ser outra. O Ju aprendeu na última temporada anterior a formatar um bom time desde o início do ano, o Caxias tirou lições do desandar no meio da competição: conter a euforia. Já o Brasil, possui um trabalho sólido, de dois anos, tornando-se uma fórmula de sucesso.

O efeito “bola de neve” Xavante

FOTO 1

Foto: Divulgação (Radio BRAPEL)

O trabalho de continuidade da equipe Xavante se deve muito à diretoria do clube. Com um grupo jogando junto há várias temporadas, aliado a um treinador que resiste no cargo há quase três anos, o Brasil caminha para ser um espelho para os primos ricos da capital. “A receita grandiosa que o Brasil-Pel tem, o grande trunfo de tudo isso, é a continuidade no trabalho. Não adianta jogar um Campeonato Gaúcho com técnicos demitidos, buscando jogadores e arrebentando o clube ao meio”, comentou o presidente, Ricardo Fonseca, em entrevista à Rádio Gaúcha.

Diretoria e treinador parecem estar em sintonia. Trabalham juntos em prol da instituição. Segundo o presidente, Rogério Zimmermann tem todo o apoio e aval da diretoria para seguir no comando do clube em busca da volta ao cenário nacional do futebol. “O Rogério merece muito. É extremamente diferenciado. É uma pessoa humana muito forte, temos que lhe agradecer muito pela lealdade que tem. Além de ser competente, é muito leal dentro de campo, com atletas e com a diretoria. É o retrato que a gente está trabalhando com a lealdade”, completou o presidente.

Sucesso catarinense, inveja gaúcha

Figueirense X Criciúma - Campeonato Catarinense 2014 - Florianópolis/SC - 05/03/2014

Foto: Eduardo Valente

O recente “sucesso” do futebol catarinense em manter um número considerável de clubes nas duas primeiras divisões do futebol nacional, pode causar uma espécie de “inveja branca” dos dirigentes da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Ao todo, são cinco clubes entre os 40 melhores do Brasil (três na Série A e dois na Série B). Enquanto que, o futebol gaúcho encontra-se apenas com a dupla GRE-NAL entre os 40 maiores do Brasil.

Não é uma surpresa Brasil, Juventude ou Caxias conquistarem o acesso à Série B. Times de peso, camisa e com torcidas fanáticas. Clubes que já figuraram na Série A e que possuem uma grande história desfilando a redonda em gramados nacionais. Porém, a FGF não pode olhar apenas para o vermelho e azul da capital. Há de possuir um planejamento para que os menores figurem nas duas principais divisões do campeonato nacional, assim como ocorre em Santa Catarina.

Confira como foram os melhores momentos do acesso Xavante:

Comentários

comments

Você pode gostar...