Após dar passo enorme em direção à vaga em competição nacional, Pelotas é desclassificado

Foto: Tales Leal/AI ECP

 

Por Luís Artur Janes Silva

No dia 8 de outubro, o Pelotas disputou a primeira partida das semifinais da Copa Paulo Sant’Ana, competição organizada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e que possibilitará aos seus finalistas a participação em duas competições nacionais no ano de 2018. Um dos clubes fará parte do Campeonato Brasileiro da Série D e ao outro finalista caberá o direito de marcar território na Copa do Brasil. O campeão da Copa Paulo Sant’Ana escolherá o certame que pretende disputar.

Depois de passar com muito sofrimento da fase inicial da competição e vencer o Guarany de Bagé na base da superação nas quartas de final, o Lobo chegou às semifinais contando com o apoio e otimismo crescente da torcida, que passou a acreditar no time. A confiança pré-jogo da torcida do Pelotas pode ser exemplificada no palpite premonitório do ídolo Sandro Sotilli, que acertou o resultado final do jogo, Pelotas 2×0 Aimoré.

Mas a vitória do áureo-cerúleo não aconteceu sem dificuldades, principalmente na etapa inicial, quando o Pelotas perdeu uma chance incrível no primeiro minuto do jogo com Paulinho Simionatto, que concluiu cara a cara com o goleiro e errou. Depois disso, o Lobo voltou a ser perigoso apenas aos 31 minutos do primeiro tempo, em cruzamento de Gustavo Xuxa, o melhor jogador do time, que Giovani Gomes raspou e tirou o goleiro do Aimoré da jogada. Festa da torcida do time da Avenida.

Mas entre estes dois lances o Aimoré equilibrou a disputa, marcando a saída de bola do Lobo e criando algumas oportunidades em escanteios e faltas. A preocupação do torcedor pode ser resumida no depoimento de Rafael Pinto, a voz da arquibancada, que comemorava a vitória parcial, mas que reparou que o Pelotas teve uma certa dificuldade em botar a bola no chão, pois não tinha um homem que fizesse esta bola chegar aos atacantes.

Na segunda etapa o Pelotas soltou-se, dominou amplamente as ações e teve poucos sobressaltos com os ataques do Aimoré. Capitaneado por Gustavo Xuxa, o Lobo martelou até os 26 minutos, quando Jean Roberto acionado pelo destaque da partida (Xuxa) marcou o gol que garantiu a vitória e o alívio para os torcedores áureo-cerúleos.

Com o término da partida a euforia tomou conta da torcida, mas o entusiasmo era mais contido entre os membros da diretoria e da comissão técnica, que comemoravam a vitória e ao mesmo tempo lembravam da partida de volta e das dificuldades de atuar em São Leopoldo. Segundo o diretor de futebol, Manoel Nunes, o Neca, o Pelotas havia feito uma grande partida e que a equipe ainda podia evoluir, mas ressaltava que o time ainda não havia ganho nada.

De volta ao campo no domingo, o Pelotas reencontrou Aimoré no estádio Cristo Rei, na cidade de São Leopoldo. Com grandes chances de vencer: empatando, perdendo por um gol de diferença ou até mesmo dois, com a condição de que fizesse gol, Pelotas acabou sendo derrotado nos pênaltis, perdendo de 2×0. Com esse resultado final, o Lobo da Avenida não assegurou a vaga à série D de 2018 e perde a chance de conquistar o caneco e a certeza de disputar uma competição nacional no próximo ano.

Comentários

comments

Você pode gostar...