Panorama da copa: grandes seleções fora e cabeças de chave definidos

Valdívia lamenta após o fim da partida contra o Brasil. Foto: Carlos Parra/Comunicaciones ANFP

Última rodada das eliminatórias europeia e sul-americana definiu as seleções que serão cabeças de chave dos grupos do mundial da Rússia.

Por Daniel Batista

Na última terça-feira (10), foram definidas as seleções da Europa, da América do Sul e da América do Norte, Central e Caribe que irão disputar a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Restam ainda nove vagas, que serão definidas em jogos no dia 14 de novembro, sendo três das eliminatórias africanas, quatro dos confrontos da repescagem intercontinental e outras quatro da repescagem continental da Europa. Com as partidas realizadas em outubro, foram definidas as posições do Ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol), que é utilizado para definir as seleções que serão cabeças de chave dos grupos.

A eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo da Rússia foi uma das edições mais disputadas do torneio. Antes da realização da 18ª rodada, seis seleções ainda estavam com chances, sendo que o Brasil já havia garantido uma das cinco vagas destinadas aos países membros da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol). Ao final, Ururguai, Argentina e Colômbia garantiram participação na fase de grupos do torneio, enquanto o Peru ainda irá disputar, segundo o site da FIFA, nos dias 6 e 14 de novembro, a repescagem contra a campeã da eliminatória da Oceania, a Nova Zelândia.

A seleção chilena, campeã da Copa América, em 2015, e da Copa América Centenário, em 2016, além do vice-campeonato da Copa das Confederações, em 2017, precisava ao menos de um empate para garantir a sua presença, no mínimo, na repescagem. No entanto, o adversário era a equipe do Brasil, que venceu por 3 a 0. Depois de duas participações consecutivas no mundial, em 2010 e 2014, a La Roja, de Alexis Sánchez, Arturo Vidal e do goleiro Cláudio Bravo, não irá para a Rússia.

Robben se despede da seleção holandesa após não conseguir classificação para o mundial. Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Outra seleção que não conseguiu a classificação é a Holanda. Precisando vencer por sete gols de diferença a equipe da Suécia para conseguir uma vaga na repescagem europeia, a Laranja Mecânica fez somente dois, fazendo jogadores como Arjen Robben, que declarou aposentadoria da seleção após a partida e foi homenageado no site oficial da Federação Holandesa de Futebol, e Wesley Sneijder ficarem de fora da Copa.

Além da classificação de algumas seleções, a última rodada das eliminatórias da UEFA e da Conmebol definiu, também, as seleções que serão cabeças de chave dos grupos da Copa. A classificação no Ranking da FIFA do mês de outubro é o critério utilizado para a divisão, dessa forma, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia, França estarão no Pote 1 do sorteio que, segundo o site da FIFA, acontecerá no dia 1º de dezembro, em Moscou. Já a Rússia, por ser país-sede, também se garante como cabeça de chave.

Comentários

comments

Você pode gostar...