O uso indiscriminado de anabolizantes em academias

por Fernanda Flores

Cada dia aumenta o número de entradas em hospitais por casos de uso inadequado de substâncias como anabolizantes, hormônios e outros compostos termogênicos – substâncias que potencializam a queima de calorias. Na busca pelo estereótipo do corpo perfeito, milhares de jovens acabam entrando nesse perigoso universo, que é um caminho bem mais curto para alcançar os desejados músculos definidos, mas também pode acabar levando a sérios problemas de saúde e até a morte.

Os anabolizantes são comumente indicados para pessoas com problemas de desgaste muscular e ósseo, ou também como reposição hormonal para pacientes que precisaram retirar o testículo, por exemplo. Mas isso é feito com receita de um médico especializado e o tratamento é acompanhado. No caso do uso em academias, o anabolizante favorece o desenvolvimento muscular, reduz a quantidade de gordura e fortalece os ossos.

As substâncias são de fácil acesso, encontradas até mesmo dentro das academias.  Foto: Google Imagens

As substâncias são de fácil acesso, encontradas até mesmo dentro das academias.
Foto: Google Imagens

A maior parte dessas substâncias é comercializada no Brasil de forma ilícita, dentro de academias e centros de treinamentos – existem até personal trainers que receitam produtos não regulamentados, comprados e revendidos ilegalmente. O grande problema nisso é que os usuários desconhecem a procedência do medicamento e, ainda assim, utilizam altas doses, durante longos períodos de tempo.

O uso de estereoides e similares é indicado em alguns casos, mas somente com acompanhamento médico. Foto: Google Imagens

O uso de estereoides e similares é indicado em alguns casos, mas somente com acompanhamento médico.
Foto: Google Imagens

As complicações que podem ser causadas pelo uso inadequado dessas substâncias variam de pessoa para pessoa. As mais comuns relatadas são doenças relacionadas ao fígado, que é o órgão responsável por filtrar tudo que passa pelo nosso corpo – o órgão não aguenta tamanha carga hormonal e desgaste, e acaba cedendo, às vezes causando até câncer hepático.

De acordo com o Dr. Bernardino Santi (médico do Comitê Olímpico Brasileiro, da Confederação Brasileira de Boxe e Kickboxing e Coordenador Estadual do Controle de Dopagem da CBF), em entrevista para o site do Dr. Drauzio Varella, além das complicações hepáticas, os anabolizantes provocam também atrofia testicular. Jovens de 28, 30 anos podem apresentar ausência de espermatozoides, diminuição da libido e impotência, já que a droga mexe com o equilíbrio hormonal.

Mas os problemas não param por aí. Quem toma esteroides anabolizantes, além de problemas de pele, como a acne, e perda de cabelo, pode ter complicações cardíacas muito graves. Segundo o Dr. Bernardino, isso acontece porque esse tipo de droga aumenta o nível do mau colesterol e diminui o do bom colesterol no sangue, assim se está mais sujeito a infartos e anginas.

Os anabolizantes são injetados com uma seringa, o que faz com que o líquido chegue rapidamente a corrente sanguínea. Foto: Google Imagens

Os anabolizantes são injetados com uma seringa, o que faz com que o líquido chegue rapidamente a corrente sanguínea.
Foto: Google Imagens

Como não há um nível seguro de dosagem dessas substâncias aliadas ao exercício físico, o ideal é manter-se longe delas. Uma boa alimentação recheada de todas as vitaminas, carboidratos e nutrientes necessários para um metabolismo acelerado e um bom crescimento dos músculos é a melhor opção pra quem deseja ter um corpo malhado e seguir saudável.

Comentários

comments

Você pode gostar...