Clínica veterinária gratuita será construída em Porto Alegre

Por Gabriel Bresque

As obras de uma nova clínica para animais de estimação em Porto Alegre, com atendimento 24 horas por dia e gratuita, devem começar em novembro desse ano, e têm a previsão de entrega em 10 meses. Ela cobrirá casos de emergência, cirurgias de risco e atendimentos em geral para animais de estimação de famílias de baixa renda e processos de reabilitação. O projeto é inédito no Brasil.

Imagem - clinica5x3

Foto: Divulgação
Projeto de clínica veterinária gratuita em Porto Alegre foi anunciada

O prédio, que será construído em um terreno da prefeitura da capital gaúcha, contará com cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, sala de recuperação para 150 animais e espaço de triagem para 120. Esse empreendimento é um projeto da Secretaria Especial de Direitos Animais (Seda), e visa oferecer melhor qualidade de vida e condições de cuidados para animais de estimação.

A clínica será uma opção vital para muitas famílias que têm gastos absurdos para cuidar de seus animais de estimação. Consultas simples custam em torno de 50 reais e exames mais detalhados podem custar até 100 reais. Para grandes cirurgias de risco, os profissionais disponíveis e os valores dos procedimentos são extremamente acima da média da capacidade financeira de muitos donos. Em casos de animais mais exóticos, esses valores podem aumentar consideravelmente.

Muitos veterinários consideram indispensáveis tratamentos como vacinas preventivas, para animais mais novos, e tratamentos para problemas como pulgas, infecções e problemas no coração, para animais mais velhos. Estes tratamentos são caros para quem já sustenta a vida do animal, porém essenciais para a saúde deles e para a prevenção a doenças dentro de casa.

Em suma, esse projeto da prefeitura de Porto Alegre é um passo importante para a saúde animal, e humana, em um contexto social que é baseado na vida com animais de estimação de várias espécies e pode ser um exemplo a ser seguido por outros municípios no país.

Saiba mais clicando aqui.

Comentários

comments

Você pode gostar...