O Segredo da boa alimentação

Enquanto as dietas malucas com promessas de emagrecimento rápido restringem a alimentação do paciente, a reeducação conduz a alimentação de uma maneira saudável.

por Thuanny Cappellari

Os embutidos, enlatados e alimentos que vão ao microondas são a preferência de quem não tem muito tempo para cozinhar. Assim, a sociedade caminha para a obesidade, afirma a nutricionista Simone de Freitas, que defende a reeducação como a melhor solução para combater distúrbios alimentares.

As dietas rápidas provocam carências nutricionais, perda de cabelo, ressecamento da pele, aumento da ansiedade e o famoso efeito sanfona. A reeducação alimentar consiste na adoção hábitos saudáveis, respeitando a culinária de cada região. Nenhum grupo de alimentos é retirado, apenas reduzem-se maus hábitos.  Ou seja, você não precisará deixar de lado o churrasco, basta dosar a quantidade. Segundo a nutricionista, este é o único método de emagrecimento que se aplica a todas as idades.

A prática de bons hábitos vira rotina e alimentos gordurosos visitam de vez em quando o cardápio. As fibras são aliadas neste método, pois a liberação da glicose ocorre aos poucos evitando picos de glicemia e por consequência reduz os intervalos de fome.

Mas, nada é milagre. É necessário muito esforço e dedicação. A maior dificuldade está na espera que é de seis meses a um ano e meio para atingir o resultado desejado. É demorado porque é necessário aprender a fracionar a alimentação, ou seja, comer de cinco a seis vezes ao dia e substituir os alimentos ingeridos por outros menos calóricos. Assim, o metabolismo é acelerado, evitando inchaços e desconfortos que comprometem a qualidade de vida.

O importante é que esse processo seja orientado por uma nutricionista que fará as recomendações levando em conta o histórico da pessoa. Mas, se você já quiser dar o primeiro passo para manter hábitos saudáveis, siga as recomendações da nutricionista: aumente o consumo de água, consuma frituras no máximo duas vezes na semana, pratique atividades físicas diariamente por pelo menos 30 minutos, consuma de três a cinco porções de frutas ao dia, diminua o consumo de sal, prefira carnes brancas, evite o consumo de refrigerantes e reduza o consumo de doces.

 

*A nutricionista Simone Gomes de Freitas trabalhou no hospital psiquiátrico da Santa Casa de Rio Grande, faz especialização em acupuntura e atualmente é clínica em consultório em Rio Grande/RS.

Comentários

comments

Você pode gostar...