A Garota Dinamarquesa

por Graça Siqueira

Sinopse:

“Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com a esposa Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher.”

Mais uma vez o ator, modelo e cantor Eddie Redmayne concorre a Melhor Ator no Oscar 2016. Casado com Hannah Bagshawe desde 2014 ele, embora possa parecer, não é homossexual.

 O filme conta a história do pintor dinamarquês Einar Weneger (1882-1931). Embora sem ter muito sucesso, o pintor era reconhecido no meio e sua esposa Gerda também pintava.

Mas Einar não ficou conhecido por seus quadros e sim por ser, provavelmente, o primeiro transexual a submeter-se a uma cirurgia genital. E o filme trata disso. De como aconteceu essa mudança, de como foram seus primeiros passos e a amizade com a esposa, que lhe acompanhou em todos os momentos.

O diretor Tom Hooper destaca tanto a beleza de Eddie que a atriz Alicia Vikander fica feia ao seu lado. E passa longos minutos provando isso. Passeando pelas mãos do ator, seguindo seus trejeitos e seu andar. E por isso é chato e cansativo.

E tudo isso se passa nos anos 20. A trilha sonora é melodramática e a câmara demora enquanto mostra a nudez do ator. Embora, tenho que admitir, a cena faz com que se compreenda melhor seu sofrimento em não aceitar aquele como sendo o seu corpo.

Einar se submeteu a várias cirurgias experimentais em Berlim, em 1930. Para se tornar Lili Elbe não foi suficiente apenas extirpar seu órgão masculino. Ele quis ter também um órgão feminino. E por sonhar ser uma mulher por inteiro morreu devido à rejeição de órgãos, quando tentava transplantar um útero.

A Garota Dinamarquesa foi visto no 40º Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro de 2015. Participou do Globo de Ouro 2016, mas não recebeu prêmio. Já no SAG Awards 2016, a atriz Alicia Vikander levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Tive dificuldade em me concentrar na história e fiquei com a sensação de que  quem muito sofreu com tudo foi Gerda. Não deve ter sido fácil amar um homem que se descobre mulher.

*  *

Link para o trailer: https://youtu.be/vjq2FgjpXow

Comentários

comments

Você pode gostar...