Pilates: arte do controle da mente sobre os músculos

Por Francine Dias

A prática de atividades físicas é muito importante para a saúde, no entanto nem todos gostam, ou podem realizar exercícios aeróbicos e musculação. Uma alternativa para essas pessoas é o Pilates.

Criado pelo enfermeiro alemão Joseph Pilates no início do século XX, durante a primeira guerra mundial, essa prática de condicionamento físico inicialmente visava a reabilitação dos soldados lesionados na guerra. Pilates tinha a ideia de que, seguindo alguns princípios, conseguiria alcançar a melhor forma física com o menor esforço.

Fazer os pequenos exercícios diariamente podem fazer a diferença no corpo e na mente. Foto: Reprodução (http://goo.gl/3YSGTN).

Também conhecido como a Arte da Contrologia, é um método que trabalha com o controle da mente sobre os músculos, com o foco voltado para a qualidade dos movimentos.

Segundo Paula Mesquita, fisioterapeuta, o Pilates serve para trabalhar problemas de coluna, ajuda em reabilitações, fortalece os músculos, melhora a respiração, proporciona relaxamento, diminui o stress, além de desenvolver o equilíbrio corporal e mental. “Essa arte é dividida em seis princípios básicos: concentração, controle, centro (Powerhouse), movimento, precisão e respiração. É uma prática de alongamento e fortificação”, relata.

O Pilates estimula a mente e o corpo, e atualmente é uma das melhores opções para quem gosta de uma atividade tranquila longe da agitação das academias.De acordo com Paula, as aulas duram cerca de 1 hora, o ambiente é calmo e o atendimento personalizado, adaptado conforme a necessidade de cada aluno.

Um dos diferenciais desse método é a versatilidade e variedade dos movimentos, pois apesar de ser um exercício de baixo impacto ele exige muita precisão e concentração. Todo mundo pode praticar Pilates. Meu aluno mais novo tem 15 anos e o mais velho 90. Claro, os exercícios são feitos com muita cautela, sempre respeitando os limites de cada um”, completa.

Embora essa prática não seja voltada para o emagrecimento, ela ajuda na queima de gordura. “A melhor coisa para emagrecer é o exercício aeróbico. Qualquer coisa que uma pessoa inativa faça, que eleve seu metabolismo acima dos níveis basais (níveis de repouso), já é considerada atividade física, então vai ajudar no emagrecimento” finaliza.

10 motivos para você praticar Pilates

• Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;

• Aumenta a força;

• Melhora o humor e a qualidade do sono;

• É a melhor forma de obter uma barriga lisa, devido aos movimentos de contração pélvica feitos durante os exercícios;

• Diminui as dores e o desconforto durante o ciclo menstrual;

• Melhora a estabilidade e o equilíbrio;

• Alivia o stress e dores crônicas;

• Controla a hiperatividade e promove o relaxamento;

• Aumenta a resistência física e mental;

• Melhora a postura.

Para mais informações ligue (53) 3303-0795 ou acesse o site