Pilates: Conheça os benefícios do método que a cada dia ganha mais adeptos

por Juliana Luz de Camargo

Já está mais do que comprovado e todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde e bem-estar do corpo humano, fazendo bem para a mente também. São diversos os benefícios que as atividades físicas proporcionam, mas, ainda assim, o sedentarismo continua forte entre a população.

As academias estão cada vez mais cheias e, apesar do grande volume de pessoas que se dedicam na busca da qualidade de vida, outras deixam de lado, pelo fato de não gostarem dos exercícios das modalidades mais comuns, principalmente, pela necessidade de repetições. Diferente da musculação e exercícios mais corriqueiros nas academias tradicionais, o Pilates vem chamando a atenção de quem não gosta da rotina e busca uma vida mais saudável.

O método Pilates é assim chamado em função do nome de seu criador, o alemão Joseph Pilates. Os movimentos são menos repetitivos e suaves, proporcionando condicionamento físico e mental.

Com tantos diferenciais, a prática do Pilates vem conquistando seu espaço e adquirindo cada vez mais adeptos. A estudante de Fisioterapia e instrutora de Pilates Victória B. Luz explica mais detalhadamente o método Pilates, e quais os principais benefícios da atividade para quem procura uma alternativa diferente para uma busca de qualidade de vida.

Quais os principais objetivos e benefícios do Pilates?

Os principais objetivos do Pilates são o fortalecimento da musculatura de forma global e a correção de más posturas, através do alinhamento da coluna vertebral. Diante dos benefícios, sendo eles de comprovação científica, encontram-se a melhora na força muscular, melhora na postura, aumento da resistência muscular, melhora no equilíbrio, diminuição das dores e promoção da qualidade de vida.

Qualquer um pode praticar? Com qualquer idade?

Todos os indivíduos, de qualquer faixa etária, desde criança até idoso, podem realizar técnicas de Pilates, porém de forma que os limites sejam respeitados, atendendo às necessidades particulares de cada indivíduo.

O que diferencia o Pilates de outros exercícios?

O Pilates é um exercício que se difere dos demais, pois trabalha a musculatura de forma global, podendo promover além do fortalecimento, o alongamento da musculatura, de forma simultânea.

É um exercícios que emagrece?

Qualquer prática de atividade física gera gasto de energia. Assim, com a realização do Pilates é possível aumentar o gasto. No entanto, existem atividades que, quando associadas ao Pilates, podem contribuir de forma mais satisfatória para realização da perda de peso, sendo elas correr, pedalar, manter uma alimentação equilibrada, entre outras.

Comentários

comments

Você pode gostar...