Prefeitura realiza doações de cavalos apreendidos

por Diego Krüger

Desde julho a Prefeitura de Pelotas já realizou duas doações de cavalos apreendidos das ruas ou por denúncias de maus tratos. O processo é possível devido a uma lei de autoria do vereador Ivan Duarte (PT) – vigente desde agosto de 2014 – que determina que os animais apreendidos e não retirados pelos proprietários em 30 dias sejam disponibilizados para doação.

Os processos de apreensão, cuidados veterinários e doação são feitos pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI). Para ter direito a adotar um dos animais é necessário possuir o registro de produtor rural e uma propriedade rural para garantir qualidade de vida ao cavalo. Além disso, os candidatos assinam um termo de compromisso no qual declaram que não irão utilizar os animais para trabalho.

Até o momento, nas duas doações realizadas, foi um total de dez cavalos que receberam um novo lar. A doação realizada na Hospedaria de Grandes Animais, onde também residem os animais, é feita por ordem de inscrição dos proprietários rurais, que têm dois minutos para escolher o cavalo que desejam levar.

Margarete Casaretto é produtora rural, mora na Cascata e sempre via os cavalos na Hospedaria ao passar pela BR-392. “Sempre senti pena ao vê-los. Um dia perguntei ao veterinário o porquê de estarem aqui e descobri que podia levar um deles comigo”, afirmou, depois de adotar um cavalo durante a segunda doação realizada pela prefeitura. Primeira a escolher o cavalo, Margarete optou por uma égua prenha. “Será muito bem cuidada”, comemorou.

José Carlos Bunselmeyer é o veterinário responsável pelos animais e afirma que são recolhidos cerca de 30 cavalos todos os meses. O número aumentou, no entanto, com os alagamentos recentes em Pelotas, quando muitos animais, perdidos ou abandonados pelos donos, dirigiam-se a espaços públicos, onde eram recolhidos pela equipe da SSUI para preservar a integridade da população. Tais animais também receberam alimentação e cuidados veterinários e, após o recuo da água que invadiu a cidade, puderam ser retirados por seus proprietários.

Para se candidatar a adotar um dos animais, os interessados devem se dirigir até a Hospedaria, localizada na BR-392, ao lado do Canil Municipal, das 14h às 17h e atender aos requisitos estipulados pela prefeitura.