Biotecnologia invade a escola: cultivando com ciência

por Andressa Machado

Projeto envolve atividades multidisciplinares para promover o letramento científico tecnológico na escola E.E.E.B. Osmar da Rocha Grafulha

Estando em vigência desde 2012, o projeto coordenado por Luciana Bicca Dode e Paulo Celso de Mello Farias também conta com a colaboração de Caroline Scherer (Biotecnologia) e Luciano Pinto (Agronomia). Além deles, professores e alunos do 3º ao 6º ano da escola e graduandos e pós-graduandos dos cursos de biotecnologia, biologia e agronomia também são envolvidos. A participação voluntária no projeto é aberta para alunos e professores da UFPel.

“O intuito do projeto é exercitar a transposição do conhecimento e contribuir para o letramento científico tecnológico da comunidade”, disse a coordenadora Luciana Dode. É importante estimular a curiosidade das crianças em fase de letramento e alfabetização, além de mostrar que atividades do dia-a-dia podem estar sim relacionadas à ciência.

Nascido do interesse mútuo na proposta da Biotecnologia junto com a Agronomia, a partir de uma visita que estas fizeram na escola, o projeto teve início. Desde o começo ele já sofreu diversas mudanças, pois está sempre em constante aprimoramento. Em 2015 começou também a atuar no pomar e no mural da escola. No pomar os alunos desenvolvem junto aos professores, atividades relacionadas ao maior conhecimento das espécies frutíferas, suas propriedades nutricionais, a importância de seus consumos e também informações relacionadas ao ambiente e cultivo vegetal.

Pomar da escola. Foto: Divulgação

Pomar da escola.
Foto: Divulgação

“O mural implantado no corredor é informativo e elaborado pelos voluntários do curso de Biotecnologia que se esforçam para realizar a transposição de informações biotecnológicas tornando a linguagem adequada e visualmente atrativa”, disse Luciana. Além disso, voluntários também produzem mudas nos laboratório do curso que posteriormente são distribuídas na escola. Na quinta-feira (22/10), os alunos da escola visitaram as dependências da Biotecnologia para conhecer o local e realizar oficinas.

Mural informativo Foto: Divulgação

Mural informativo
Foto: Divulgação

Luciana ainda destaca que mesmo com a implementação do mural e do pomar apenas este ano – a qual foi possível devido a aprovação e recebimento de verbas do PROEXT 2014 – outras atividades já vinham sendo desenvolvidas na escola anteriormente. Dentre estas se encontram oficinas com alunos do 6º ano, palestras para alunos do ensino médio, curso de formação de professores, oficinas literárias com alunos do 3º ano, atividades no laboratório de informática da escola, montagem de uma biblioteca de ciência e tecnologia, dentre outras.

Na página do Facebook do Mural G-Biotec é possível entrar em contato com os responsáveis além de encontrar mais ações do projeto e outras ações do curso e também notícias com temas relacionados à biotecnologia: https://www.facebook.com/MuralGBiotec