Abertas as inscrições para o Prêmio AGIMOS

Com inscrições abertas de 15 de agosto até 15 de setembro, a premiação criada pela agência AGIMOS – UFPEL tem como objetivo destacar artistas de Pelotas e região.

Por Sarah de Oliveira / Agência Em Pauta

O Prêmio AGIMOS em Produção Musical inaugura uma nova oportunidade para os artistas da região. Foto: AGIMOS UFPel | Divulgação

No último dia 15 (terça-feira), foram abertas as inscrições da 1ª Edição do Prêmio AGIMOS de Produção Musical, elaborado pela agência AGIMOS (Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social) da Universidade Federal de Pelotas. Criado para dar destaque aos talentos regionais, a premiação foi elaborada através do ‘Mapa Cultural AGIMOS’, que tem como objetivo a estruturação de produções culturais e de políticas públicas para o crescimento da área na região. Além disso, o Mapa e a premiação visam convidar os artistas locais a participarem do ‘Mapa do Território Musical de Pelotas’, que consiste em integrar a plataforma da agência e colaborar com outros eventos, artistas, espaços, oportunidades, projetos e agentes.

Para participar da premiação, é preciso primeiro entrar no site do Mapa Cultural e cadastrar-se na plataforma. Após essa etapa, é necessário preencher o edital, enviar um esboço musical do projeto proposto em formato de arquivo de áudio em mp3 de até 10MB devidamente identificado ou um link com acesso liberado, enviar um relato da sua história musical – que consiste em currículo, portfólio, documentos, registros, links ou informações sobre sua vida musical em um PDF de até 10 MB – e aceitar os termos e condições do Prêmio. Se o inscrito tiver alguma dúvida em relação ao processo, basta enviar um e-mail para o endereço: agimos.ufpel@gmail.com, junto com os dados de contato do artista.

Depois que as inscrições forem encerradas, uma bancada formada pelos artistas Marcos Abreu, Zudizilla, Anaadi, Kleiton Ramil e Pedrinho Figueiredo irá escolher 16 finalistas com base na avaliação do material enviado, às realizações artísticas e o tempo de atuação musical. Para que o Mapa do Território Musical de Pelotas contemple a diversidade dos gêneros e manifestações musicais da região, ele contará com quatro categorias: Canção Popular, Música Instrumental e Eletrônica, Carnaval e Manifestações Tradicionais e Hip Hop. Além disso, o Prêmio possui ações afirmativas que assegurem 50% de vagas para mulheres, indígenas, pessoas pretas e pardas, quilombolas, pessoas trans e pessoas com deficiência (PCD).

Os jurados do Prêmio AGIMOS são: Kleiton Ramil, Pedrinho Figueiredo, Zudizilla, Anaadi e Marcos Abreu. Fotos: Divulgação | Emilio Pedroso | Filipa Aurélio | André Ávila | Arquivo RBS | UCPel

Os selecionados serão escolhidos através de uma triagem primária da documentação e habilitação dos finalistas, uma seleção prévia feita por cada curador da bancada e uma listagem final elaborada por todos os curadores em conjunto. Os vencedores irão receber R$ 3 mil reais cada, além de fazer parte da lista dos artistas prioritários que irão ter a oportunidade de gravar no Estúdio UFPEL de Produção Musical durante os anos de 2023 e 2024.. Eles também irão participar de um álbum virtual – distribuído pela Editora da UFPEL -, podcasts, materiais e cursos.

Para mais informações acesse o site oficial do Prêmio AGIMOS de Produção Musical clicando aqui.