Conheça a plataforma online Vantum

Startup pelotense oferece soluções no setor de drones para agricultura e engenharia.

Por Amanda Kuhn

A empresa vem atuando desde março de 2019. Imagem: Vantum

A Vantum é uma startup de base tecnológica, que utiliza os dados capturados por drones para gerar mapas e outras informações cartográficas. A empresa é incubada na Conectar, incubadora de empresas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), localizada no Pelotas Parque Tecnológico.

Criada por três estudantes da UFPel, formados nas áreas de computação e recursos hídricos, a empresa vem atuando desde março de 2019. Ela surgiu a partir do interesse em comum por drones entre os sócios.

Tendo como um de seus principais produtos uma plataforma online, a Vantum oferece uma solução de gestão de informações capturadas por drones. Por meio dessa ferramenta, o usuário envia imagens que serão processadas automaticamente com objetivo de gerar dados cartográficos como, por exemplo, ortomosaicos que é um tipo de “quebra-cabeça” criado a partir das imagens enviadas.

Um ortomosaico, ou apenas mosaico, é uma única imagem que representa todo o conjunto de imagens processadas. Imagem: Vantum

Um ortomosaico, ou apenas mosaico, é uma única imagem que representa todo o conjunto de imagens processadas. A partir deste mosaico, que representa o terreno, é possível que os elementos da imagem sejam medidos e vetorizados de forma precisa. Além disso, a empresa também entrega outra informação chamada modelo digital de superfície (MDS), que nada mais é do que a representação da variação de elevação de uma área (altimetria). O usuário, quando acessa a plataforma da Vantum pode visualizá-la pelo celular, tablet ou pelo computador, além de baixar os produtos gerados.

Para usuários empresariais a startup ainda oferece planos especiais com a possibilidade de personalização da plataforma atendendo demandas específicas. A Vantum irá participar da feira DroneShow 2019, que irá ocorrer em São Paulo e está concorrendo ao Top 3 na categoria “Empreendedor do Ano no setor de Drones”, com a engenheira hídrica Janice Ferreira. O resultado será revelado no dia da premiação, que acontecerá no dia 26 de junho.

Para acompanhar o trabalho da Vantum, siga-os nas redes sociais:

Site: https://vantum.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/vantumdrones/

Instagram: https://www.instagram.com/vantumdrones/

Comentários

comments

Você pode gostar...