Escândalos abalam o preço nas ações da Petrobras

por Yasmin Vierheller Benedetti

Os escândalos de corrupção que vem se tornando diários no cenário da Petrobras impactam não apenas a curto, mas a longo prazo a visão da empresa no mercado acionário. As ações PETR3 e PETR4 fecharam em alta na Bovespa nesta última quarta-feira (18), mas ao mesmo tempo a empresa se encontra em um dos seus piores períodos.

As matérias veiculadas pelos jornais neste ano apresentaram os problemas internos da Estatal e trouxeram um diferente cenário, para a empresa que antes trazia a visão de estabilidade para o Brasil, ajudando na hora de escolherem o país como um centro de investimentos por companhias internacionais. Além da Petrobras, a Vale se encontra no cenário das manchetes, no desastre ambiental que ocorreu no dia 05 de novembro de 2015 entre as cidades de Mariana e Outro Petro (MS), o que também auxilia na deterioração da imagem brasileira.

De acordo com o site Infomey*, por meio de dados coletados na Economatica, nesta quarta-feira, entre todas as empresas da América Latina de capital aberto a a Vale, Eletrobras e Petrobras, são as companhias com maior prejuízo neste ano.

Com a falta de credibilidade nas instituições brasileiros, o país apenas tem perdido em investimentos. Além da situação de greve pelos funcionários que abate a Petrobras, a Estatal vem perdendo lugar no mercado internacional.

Preços das ações da Petrobras sofrem alterações (imagem: ilustação)

Preços das ações da Petrobras sofrem alterações (imagem: ilustação)

Nos últimos anos a empresa diminuiu consideravelmente seu valor no mercado, com uma perda de 70%, segundo dados da Infomoney**.

As baixas na Petrobras podem ser consideradas como um bom momento para quem deseja começar a investir na compra de ações da empresa. A queda dos papéis, pode ser um cenário positivo para novas aplicações, contudo é necessário que o público esteja atento ao contexto da companhia. É preciso pensar no futuro que a Estatal está destinada a ter.

O preço da ação é o valor presente do valor esperado do fluxo de dividendos futuros da empresa. Os dividendos são a parcela do lucro líquido que a empresa dará para o acionista. Portanto, o valor presente é o valor que receberemos se comprarmos a ação, mas corrigido com uma taxa de juros “X” até a data atual. E o valor esperado, advém do fato de que não se sabe o quanto será o valor que a empresa dará de dividendos

Para quem deseja investir na empresa, vale ficar atento as notícias que têm circulada a respeito da companhia. Esperar o momento de maior baixa, e ficar atento aos movimentos, e, portanto, tendências do mercado.

O mercado é um reflexo parcial das expectativas futuras da imagem de um país, portanto a situação política, sendo que a Petrobras tem como acionista majoritária a União, deve ser considerada na hora de avaliar se investir na empresa terá o retorno esperado.

 

Fontes

*Infomoney:

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/4412123/vale-teve-maior-prejuizo-entre-todas-empresas-america-latina-tri

** http://www.infomoney.com.br/blogs/o-investidor-de-sucesso/post/4374922/chegou-hora-nao-comprar-acoes-petrobras-leia-isso-antes-decidir

Yahoo Finance

Ações desta quarta-feira (Bovespa): https://br.financas.yahoo.com/actives?e=SA

Ibovespa (quarta-feira): https://br.financas.yahoo.com/q?s=^bvsp

Comentários

comments

Você pode gostar...