Licitação do transporte coletivo revoluciona o transporte pelotense

Por: João Pedro Rodrigues Alves
O transporte coletivo pelotense passou por transformações. Desde a implantação do novo sistema, em julho, 110 novos ônibus estão em operação e os demais, que seguem circulando, possuem idade média de seis anos. Diversas melhorias foram feitas, como a possibilidade da integração tarifária, que permite ao passageiro utilizar dois ônibus pagando apenas uma passagem durante o intervalo de trinta minutos, e a possibilidade de realizar a recarga tarifária em mais locais além do tradicional ponto localizado na avenida Bento Gonçalves.

O Em Pauta entrevistou duas estudantes universitárias moradoras de diferentes bairros de Pelotas (Fragata e Três Vendas, respectivamente) que contaram um pouco sobre suas impressões sobre esse novo sistema.

A acadêmica do curso de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ana Paula, contou que houve problemas como diferença em relação de rotas e horários em virtude de que outras empresas assumiram o transporte até então feito pela TURF, mas que isto está sendo estabilizado. Outros pontos importantes são o conforto de andar em veículos novos com maior comodidade e acessibilidade e o novo sistema de cartões, rápido e prático, que acaba por evitar longas filas na hora de passar a catraca. Sua maior reclamação é com relação ao trajeto dos ônibus, feito pela General Osório – que está em obras -, o que acaba gerando atrasos.

Já Fernanda Vibolt opina que, mesmo com a integração de novas tecnologias, o transporte ainda possui pontos ultrapassados, principalmente na oferta de ônibus à população, acarretando em longa espera e superlotação nos veículos e o despreparo de alguns motoristas com os usuários. Ambas acreditam, porém, que os pontos negativos possam melhorar em breve e finalmente ter um transporte coletivo digno para todos pelotenses.

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