Fernanda Puccinelli esteve “entre nós” na UFPel

Por Alexandre Quevedo

A jornalista Fernanda Puccinelli palestrou na noite de quinta-feira (17/4) para alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A convite do professor da disciplina de Ética e Legislação, Guilherme Massau, Fernanda conversou com os alunos do quinto semestre sobre os valores éticos na profissão. Na oportunidade, ela falou também sobre a sua carreira, algumas experiências no jornalismo e a forma como as informações são tratadas na atualidade.

Foto: arquivo pessoal

Esta foi a primeira vez que Fernanda esteve em sala de aula com estudantes da UFPel e na opinião dela foi uma experiência muito boa. “Fiquei muito lisonjeada em receber o convite do Guilherme e falar para o meu povo”, disse a apresentadora, referindo-se à identificação com os futuros jornalistas.

No final da palestra, apesar do entusiasmo, Fernanda ficou com “um gostinho de quero mais”. “Senti falta de uma participação maior dos alunos. Nossa profissão tem como caraterística a desinibição e a participação”, lamentou a jornalista, que também se revelou espantada com a incerteza de alguns alunos quanto ao motivo de escolher o Jornalismo como carreira. “É estranho quando você não sabe o porquê está aqui (Curso de Jornalismo), ainda mais quando já cursou metade da graduação”.

Segundo Fernanda, o mercado precisa de bons profissionais e essas vagas podem ser preenchidas por jornalistas oriundos do Jornalismo da UFPel. Contextualizando com a disciplina de Ética e Legislação, ela falou sobre o equilíbrio entre os princípios das empresas e a conduta profissional. “O jornalista deve fazer o máximo para atender os interesses do local em que trabalha, desde que isso não extrapole a moral e a ética, que já vem de casa”, disse Fernanda.

O professor Guilherme Massau avaliou positivamente a palestra. “Foi muito boa a presença de uma pessoa da área. Isso puxa o interesse pelo lado prático da profissão”, disse Massau.

Fernanda coleciona passagens por grandes emissoras

Na sua trajetória, Fernanda já trabalhou pela RBS TV (Pelotas), Rede Globo (São Paulo), SBT (Paraná), Bandeirantes (Poa), TVE (Poa), TV Assembleia Gaúcha, Ulbra TV (Poa). Em 2011, ela idealizou o programa ENTRE NÓS, na TV Cidade de Pelotas, no qual é diretora e apresentadora até hoje.