Futebol de Mesa ou Jogo de Botão? Eis a questão

Paixão pelo esporte atinge crianças, jovens e adultos.

Por Rafael Duval

Qual adulto de hoje que na infância nunca participou de um divertido jogo de botão? Para alguns, uma brincadeira, para outros um esporte que é levado a sério, com direito a participação em campeonatos organizados. O jogo de botão ou futebol de mesa tem muitos adeptos em Pelotas, que praticam a modalidade nas diversas associações espalhadas pela cidade.

Dentre estas organizações destacam-se a APFM (Associação Pelotense de Futmesa), a UPFM (Unidos do Futmesa) e o COP (Círculo Operário Pelotense), que possui um departamento dedicado ao futebol de mesa. São nestes locais que os praticantes deste esporte se reúnem para realizar partidas amistosas e campeonatos.

Em 2016, foi realizado em Pelotas, os campeonatos estaduais (9 de abril) e brasileiro (10 de setembro) da modalidade, que contou com participantes de várias cidades do nosso Estado e também de outras unidades da Federação, que vieram prestigiar o evento, movidos pela paixão pelo botonismo. Os eventos ocorreram no Círculo Operário Pelotense.

ele jogando o campeonato ( foto de arquivo pessoal dele)

Para José Luís Calafiori, aposentado, que pratica o botonismo desde seus 13 anos de idade, o esporte é uma diversão, que se alia a paixão que tem por seus jogadores.  Segundo Calafiori, o futebol de mesa, além duma paixão, é um hobby que gera a confraternização dos jogadores, esporte que levo de geração a geração”.

Um de seus maiores orgulhos foi o título conquistado por seu filho Gabriel, que foi campeão brasileiro na categoria juvenil em 1999,  quando o certame foi realizado em Florianópolis, estado de Santa Catarina. Para José Luís “é uma emoção muito grande  poder ensinar as regras, as táticas, a dinâmica do jogo e ser presenteado com um titulo brasileiro do meu filho, uma realização pessoal”.

No presente momento Calafiori treina e joga campeonatos representando o COP, associação da qual é sócio e que tem grande carinho pelas pessoas envolvidas na prática. ”É um prazer muito grande poder defender a minha associação, onde tenho e fiz grandes amigos que vou levar para a vida toda’’. Hoje ele joga com dois times, o Manchester United e o Boca Juniors. “Cada campeonato, jogo com um time, pois tenho grande admiração por esses times, por isso resolvi jogar com eles”. Calafiori ressalta que a confecção dos botões  gera um custo alto para os dias de hoje, “uma média  de valores para colocar um time na mesa gira em torno de R$  400,00 até R$ 2000,00, dependendo do material que é feito”.

foto dos times – times que ele joga os campeonatos    ( foto tirado por Rafael Duval)

Para José Luis, cada participação de campeonato é como se fosse a primeira vez, “jogo botão desde que era criança, posso dizer que gosto muito mais de futebol de mesa do que o futebol de campo”.

Com isso, o praticante segue sua rotina de treinos para os campeonatos que virão ao longo do ano.

Comentários

comments

Você pode gostar...