Em jogo de duelo tático, Santos leva a melhor e vence na Arena

Equipe paulista fez seus dois gols ainda no primeiro tempo e saiu com a vitória

Por Daniel Batista, Giancarlo Santorum e Talyssa Machado

Em horário mais cedo, às 11h, torcedores marcaram presença no jogo. Imagem: Daniel Batista/Em Pauta

Uma partida de estratégias, assim foi o jogo entre Grêmio e Santos. O confronto entre dois treinadores que despertam elogios pelo estilo ofensivo de suas equipes cumpriu a promessa. O jogo ocorrido na Arena do Grêmio, iniciado às 11h da manhã deste domingo, também foi marcado pela utilização do VAR (Video Assistence Referee), que estará presente em todas as rodadas do Campeonato Brasileiro de 2019.

A escalação do time paulista surpreendeu quem estava na sala de imprensa da Arena do Grêmio. O técnico Jorge Sampaoli optou por iniciar a partida com um time diferente do que já vinha atuando e que perdeu para o Vasco na quarta-feira, em jogo válido pela Copa do Brasil. Com Jean Lucas no lugar de Pato Sanchez e um velho conhecido da torcida gremista, Eduardo Sasha, ex-jogador do Internacional, que entrou no lugar de Derlis González.

O técnico argentino também decidiu preservar outros jogadores como o atacante Rodrygo e o meio campo Jorge.

Renato Portaluppi foi em sentido contrário, decidiu escalar o time titular, mesmo com jogos decisivos da libertadores pela frente.

Pressionando desde o início da partida, o Santos, logo aos cinco minutos, abriu o placar com Eduardo Sasha, que provocou os  torcedores rivais na comemoração.

Tite, que estava nas dependências da arena gremista, viu que após o gol o time gaúcho passou a controlar as ações e pressionar o peixe, que variava de um esquema 3-5-2 quando atacava, para um 5-3-2 quando defendia. Assim, aos 34 minutos, após rebote em cobrança de escanteio, Alisson se atrapalhou, não foi na bola e Felipe Jonathan ampliou o placar para o Santos.

A partir daí o Grêmio tomou as ações da partida e conseguiu descontar com André, após cruzamento rasteiro de Cortez, mas o árbitro assistente assinalou o impedimento do lateral na programação da jogada, que foi confirmado após análise do árbitro de vídeo. Em comparação com os estaduais, nesse jogo em específico o tempo de espera para a análise dos lances pelo VAR foi menor.

Durante o intervalo, inclusive, foi exibido um vídeo nos telões da arena explicando o funcionamento da nova tecnologia.

Telão exibiu vídeo com exemplos de jogadas em que o VAR revisa os lances. Imagem: Daniel Batista/Em Pauta

Sampaoli decidiu voltar para o segundo tempo com uma mudança: a entrada do volante Alison no lugar de Jean Mota. Deixando clara a estratégia de jogar no contra-ataque.

A partir daí, o time gremista dominou as ações do jogo e passou a pressionar. A entrada de Diego Tardelli no lugar de Alisson deu mais qualidade para a saída de bola e fez o Grêmio chegar ainda mais a meta santista e o goleiro Vanderlei passou a ser mais exigido e correspondeu, para alívio da torcida alvinegra. Renato Gaúcho ainda colocaria Luan no lugar de Jean Pierre e Felipe Vizeu, com a camisa 10, no lugar de Bruno Cortez, tornando a equipe ainda mais ofensiva. André quase fez de bicicleta, quando a bola passou por Vanderlei, mas acertou a trave. Como o gol não saia, a torcida mostrava impaciência, mas também empurrava o time.

A equipe paulista criava boas chances de contra-ataque. Em umas delas, Jean Lucas recebeu sozinho na marca do pênalti e mandou por cima do gol de Paulo Victor.

Mas quem fez o gol foi a equipe gaúcha, aos 47 minutos do segundo tempo. Everton fez jogada individual no campo direito ofensivo, entrou na área e bateu na saída do goleiro santista, para a alegria dos mais de 34 mil torcedores presentes.

No entanto, a reação era difícil, a partida já se aproximava do fim. Derlis González, que entrou no decorrer do segundo tempo no lugar de Eduardo Sasha, que saiu de campo vaiado pela torcida gremista, ainda tomou um cartão amarelo. Após o término da partida, tomou o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho, após reclamação excessiva.

As equipes voltam a campo nesta semana. O Grêmio vai a Florianópolis enfrentar o Avaí, às 19h15. O Santos enfrenta o Fluminense na quinta-feira, na Vila Belmiro, às 19h15.

Comentários

comments

Você pode gostar...