Farroupilha e Pelotas fazem clássico que valeu a pena pelo segundo tempo de jogo

Zagueiro Felipe agradece aos céus após marcar o segundo gol do Lobo no clássico contra o Farrapo. Foto: Paulo Rossi/DP

Por Luís Artur Janes Silva

Domingo, 16 de setembro, uma tarde de tempo nublado na cidade de Pelotas, mas que marcou o retorno de um clássico do futebol da Princesa do Sul. Após um hiato de três anos, Farroupilha e Pelotas se enfrentaram no estádio Nicolau Fico. A partida acabou com a vitória do Lobo da Avenida Bento Gonçalves, 1×2, que construiu o resultado na movimentada segunda etapa do encontro.

PRIMEIRA ETAPA

No período inicial da partida as equipes mostraram pouca inspiração, o que ocasionou um jogo fraco na parte técnica e de predomínio dos sistemas de marcação de ambos os times. Para termos uma ideia da monotonia do primeiro tempo, basta dizer que tivemos apenas uma chance real de gol nesta etapa. Aos 9 minutos, o volante Germano, o melhor jogador em campo, lançou com precisão para Jéferson Luís, que na frente do gol chutou cruzado, mas a bola passou raspando a trave. De resto, vimos poucos ataques, invariavelmente abortados, o que tornou o jogo sonolento.

O Pelotas, que teve atuação apagada do meia Jéferson Luís, responsável pela criação de jogadas, também não contou com a inspiração de Jarro, que isolado no lado esquerdo, não conseguiu levar vantagem sobre o lateral Ledesma. Sem aproximação entre o meio de campo e o ataque, o Lobo não conseguiu ser incisivo, dificultando a performance do centroavante Giancarlo.

Enquanto isso, o Farroupilha ficou esperando o Pelotas nos momentos iniciais, mas depois dos vinte minutos passou a trocar períodos de leve predomínio nas ações do jogo com o áureo-cerúleo. A defesa do Lobo titubeou em dois lances ao permitir que o baixo atacante Carlos Gato tivesse duas boas possibilidades de concluir de cabeça após bolas alçadas na área. O Farrapo ainda reclamou de uma entrada dura no meia Oscar, que aconteceu no bico direito da grande área e que não foi considerada falta pelo árbitro.

SEGUNDA ETAPA

No segundo tempo, a partida tomou ares de clássico e quem estava no estádio Nicolau Fico presenciou de tudo. Na parte final da partida, a luta, a determinação, a catimba, as expulsões e os gols caracterizaram o FarPel. Quem ganhou com isso foram os torcedores.

Nos primeiros dez minutos da etapa complementar o Pelotas partiu para cima e fez valer sua maior envergadura técnica. Com a entrada de Lukinhas no lugar do improdutivo Jéferson Luís, substituição que aproximou o meio campo do Lobo do centroavante Giancarlo e a passagem de Jarro para o lado direito do ataque, o áureo-cerúleo partiu de forma decidida para cima do Farroupilha. E o gol não tardou a acontecer. Aos 9 minutos, Germano lançou no lado esquerdo de ataque e acionou Lukinhas e Jarro, eles quase se confundiram, mas Jarro ficou com a bola, entrou na área e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Giancarlo o converteu.

Embalado pela vantagem adquirida, o Pelotas quase ampliou o marcador dois minutos mais tarde, quando Jarro, deslocado na direita, cruzou rasteiro, a bola iria se oferecer ao atacante Giancarlo, mas Lukinhas intrometeu-se e concluiu de raspão, desviando do gol defendido por Jéferson Hermes.

Necessitando da vitória, o Farroupilha adiantou suas linhas e determinado passou a buscar o empate e foi premiado aos 18 minutos, quando a arbitragem marcou uma falta que os torcedores do Farrapo queriam que fosse pênalti. Mas a reclamação foi esquecida após a batida de Ledesma (o melhor do Tricolor), que rasteiro, colocou no contrapé do goleiro Matheus Claus, que não conseguiu se acertar com a sua barreira.

Capitaneado pelo meia Juninho, que substituiu Valdeir, o Farroupilha continuou incomodando a defesa do Pelotas. Mas a reação da equipe fragatense parou aos 24 minutos, quando uma confusão entre jogadores das duas equipes, ocasionou a expulsão de Parrudo (Pelotas) e Hippólito (Farroupilha), responsável pelo equilíbrio na meia cancha do Fantasma. Com um grupo de jogadores mais qualificados, o Pelotas sentiu menos a sua perda.

Mais que isso, o Lobo aproveitou os espaços abertos no meio campo do Farrapo e passou a jogar nos contragolpes e levou perigo à defesa do Tricolor. Antônio Freitas foi obrigado a sacar o centroavante Daniel Quevedo e colocar o volante Bruno para recompor a meia cancha.

O Farroupilha ainda esteve perto de virar o resultado aos 29 minutos, quando Juninho cobrou com maestria uma falta, fazendo a bola passar por cima da barreira e assustando o goleiro Matheus Claus.

O golpe final do Pelotas aconteceu aos 38 minutos, após uma bola alçada na área por Germano, que encontrou a cabeça do zagueiro Felipe, que anotou o gol da vitória do Lobo. Depois do gol, o Farroupilha abateu-se e ficou impossibilitado de reagir após a expulsão do zagueiro Júnior.

Com a vitória, o Pelotas manteve a liderança do Grupo C da Copa Wianey Carlet, somando 14 pontos. Enquanto isso, o Farroupilha está na quinta colocação na tabela de classificação do grupo com 6 pontos. Os dois times voltam a se encontrar nesta semana, na quinta-feira, dia 20. O confronto acontecerá na Boca do Lobo e está marcado para 15h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...