Na volta de Rogério Zimmermann ao Bento Freitas, Brasil vence o CRB

Zimmermann orienta seus comandados, que vencem o CRB. Foto: Paulo Rossi/DP

Por Luís Artur Janes Silva

No último sábado, 15, o Brasil voltou a campo para mais um compromisso válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Xavante enfrentou o CRB de Alagoas, no jogo que marcou a volta do técnico Rogério Zimmermann ao comando do rubro-negro no estádio Bento Freitas. A magra vitória de 1×0 premiou o time que foi mais aguerrido no gramado e consolidou ainda mais a mística em torno da figura de Zimmermann, que fez o Xavante conseguir a sua segunda vitória nas últimas três partidas.

O JOGO

O primeiro tempo de Brasil e CRB foi digno das posições ruins que ocupavam na tabela de classificação antes do início do jogo. Pressionados pela necessidade de obter um bom resultado, ambas as equipes apresentaram um futebol muito pobre. O Brasil, sabidamente detentor de uma meia cancha sem criatividade, abusava das trocas de bolas laterais, sem profundidade, que propiciaram a utilização das ligações diretas entre defesa e ataque, facilmente neutralizadas pelos zagueiros do time alagoano.

Tentando reviver uma característica que o Brasil tinha na passagem anterior do próprio Zimmermann, quando partia para o abafa nos primeiros quinze minutos de jogo, o treinador surpreendeu ao escalar o lateral esquerdo Alex Ruan como meia-atacante pelo mesmo lado e deslocando Rafael Dumas para lateral. Mas o estratagema não rendeu o esperado e as poucas investidas do Brasil foram rechaçadas pelo bem postado sistema de defesa do CRB, que quando não estava com a bola posicionava-se com uma linha de quatro jogadores atrás que eram protegidos por outra linha de cinco jogadores no meio. Apenas o experiente atacante Neto Baiano ficava mais adiantado.

Assim, o único momento de relativa emoção que aconteceu na etapa inicial pertenceu ao CRB, que após uma cobrança de falta em dois toques dentro da área teve a oportunidade de abrir o marcador no arremate do zagueiro Anderson.

Na segunda etapa, os dois times voltaram com um ímpeto maior no sentido de procurar o gol, mesmo esbarrando nas suas limitações técnicas. O Brasil adiantou suas linhas com a entrada do irregular Wellinton Júnior no lugar do dispersivo Lourency. Júnior estava num raro dia bom e deu a movimentação vertical que o time precisava, aproximando o setor de meio campo da figura do atacante Michel.

O jogo ficou mais aberto e o Brasil teve duas boas oportunidades, uma criada por Wellinton Júnior, que cruzou rasteiro e a bola passou muito perto do pé salvador de Michel e a outra desperdiçada pelo próprio atacante, que concluiu forte para o gol, mas como estava sem ângulo, a bola acabou indo para fora.

O CRB ainda teve tempo de reclamar de um pênalti não marcado pela arbitragem num lance em que o atacante Neto Baiano ficaria na frente de Pitol, mas acabou deslocado por um jogador da defesa xavante.

Quando o jogo parecia que iria se encaminhar para um frustrante empate sem gols, Alex Ruan levanta a bola na área do CRB numa cobrança de falta e após uma série de rebatidas, o balão sobra para Michel, que pressionado por Paulinho marca o gol da redenção do Xavante. O cronômetro marcava 37 minutos do período final da partida.

Após o gol rubro-negro, o CRB partiu para cima numa pressão desordenada, mas teve a chance de empatar o jogo aos 46 minutos do segundo tempo, quando Paulinho bateu uma falta quase perfeita, obrigando o goleiro Marcelo Pitol, que completava 100 jogos com a camisa do Brasil, a praticar uma grande defesa, espalmando a bola para o lado.

Quando o juiz trilou o apito e encerrou a partida, a torcida rubro-negra respirou aliviada e passou a comemorar a vitória, a segunda nos três jogos em que o Brasil foi comandado por Rogério Zimmermann. Além disso, o Xavante voltou a vencer no Bento Freitas após 42 dias de jejum e, mais que isso, o gol marcado diante do CRB confirmou o renascimento futebolístico do contestado Michel, que chegou como artilheiro do Gauchão, mas que mesmo assim não tinha caído nas graças da torcida e muito menos dos técnicos anteriores. Sob o comando de Zimmermann, Michel anotou três gols em três jogos.

Depois da vitória, o Brasil saiu da Zona de Rebaixamento da competição, ocupando a 15ª posição na tabela de classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, somando 31 pontos, dois a mais que o CRB, que abre a zona da degola. O Xavante volta a jogar no próximo sábado, dia 22 de setembro, quando enfrentará o Oeste. A partida acontecerá no Bento Freitas e está marcada para iniciar às 16h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...