Pelotense é convocado para Acampamento Nacional de Handebol

Atleta vai para acampamento de 13 a 22 de outubro. Foto: Gabriel Vieira

Por Camila Santos

Pela segunda temporada consecutiva o nome de um Pelotense faz parte da lista dos jovens mais promissores do handebol brasileiro. Trata-se de Joshua Zambrano, atleta da Associação Pelotense de Amigos do Handebol (APAH), que foi convocado mais uma vez pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) para o Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica.

Em 2017, Joshua participou durante dez dias do Acampamento Nacional na categoria cadete (sub-16), sendo posteriormente chamado para integrar a Seleção Brasileira na categoria, quando passou mais dez dias em treinamentos no CT. Já na atual temporada, o Pelotense irá integrar o Acampamento Nacional na classe juvenil (sub-18), que ocorre novamente em São Bernardo do Campo, entre os dias 13 e 22 de outubro. A categoria Juvenil tem como foco a disputa do Campeonato Mundial da categoria em 2019, Joshua está na briga por uma das vagas.

“Essa experiência pra mim está sendo um sonho, não que eu sonhasse desde que comecei a jogar handebol em um dia ser chamado por dois anos consecutivos pro acampamento nacional, e ainda por cima para a fase de treinamento da seleção em si no ano passado, mas sim por eu realmente sentir que tudo valeu a pena e que quem se esforça geralmente é recompensado”, relata o atleta Joshua.

Na primeira vez que ele foi convocado, foi uma surpresa total, visto que ele nunca tinha visto outros jogadores da mesma categoria de outros estados, e não tinha a menor noção do nível de jogo. Para Joshua foi uma baita experiência, que ele pode ter em São Paulo junto com o Tiago Scherer, outro atleta da APAH que no ano passado também foi chamado. “Nesse acampamento nacional de 2017 eu me destaquei bastante nos jogos e consegui ser chamado para a fase de treinamento da seleção, novamente foi uma grande conquista que não era esperada, e mais um momento de muito aprendizado e absurdamente proveitoso”.

O jovem jogador falou um pouco sobre sua rotina de treinos, “eu sempre contei os treinos como compromissos quase que impossíveis de faltar, e sempre deixando outras coisas de lado para sempre treinar forte, fui evoluindo gradativamente até finalmente chegar ao ano passado com grandes atuações no campeonato estadual e assim, ser chamado pro acampamento nacional em 2017”.

A preparação do jogador depois da convocação não foi alterada, por ele já estar treinando forte desde o início do ano não era possível essa alteração. Ele treina junto aos atletas de linha duas vezes por semana na APAH, e têm mais dois treinos específicos para melhorar sua condição cardiorespiratoria, alongamento, força, reflexo, equilíbrio, entre outros.

O handebol para Joshua é o momento de maior foco e diversão da sua semana, já que como goleiro, sempre se esforça ao máximo para evitar os gols dos seus adversários, que no treino são seus amigos, gerando também um momento de descontração e alegria por vezes dentro de um treino de muita concentração, onde quem leva a melhor no lance sempre brinca com o outro.

De acordo com o treinador da APAH, Gabriel Vieira, o projeto tem por objetivo descobrir novos talentos e trabalhar na renovação do esporte nacional, além de padronizar uma metodologia de trabalho no handebol. Anteriormente ao Acampamento Nacional, foram realizados os Acampamentos Regionais nos estados brasileiros, onde aproximadamente 1.000 atletas de cada categoria, 35 por estado, foram avaliados durante um final de semana de trabalho. Destes, os 70 melhores são convocados para o Acampamento Nacional, realizado no Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo/SP.

A APAH conta com equipes femininas e masculinas nas categorias de base (sub-14, sub-16 e sub-18) e vem conquistando seu espaço no cenário estadual e nacional da modalidade. Em 2017 a equipe conquistou o vice campeonato estadual na categoria sub16 e em 2018 a associação já está classificada para as semifinais da categoria sub14. O principal objetivo do projeto é a formação de atletas, o projeto é aberto para a participação de todos.

Comentários

comments

Você pode gostar...