As torcidas organizadas realmente apoiam seus clubes?

Por Mateus Bunde

O grito de “macaco” proferido por uma gremista na Arena do Grêmio, na noite de quinta-feira (28), provocaram uma rebelião nas redes sociais, que fizeram com que usuários entrassem numa discussão muito mais afundo do que, propriamente, a injúria racial provocada pela torcedora contra o goleiro Aranha, do Santos.

As grandes dúvidas colocaram em questão se a torcida organizada do Grêmio, conhecida como Geral, que canta atrás de um dos gols durante toda a partida, com o intuito de motivar a equipe, estava prejudicando ou ajudando o clube. O principal motivo foram as ofensas racias virem do lado em que tal torcida se localiza, numa região que não possui cadeiras. Os advogados, que defendem o Grêmio no caso, afirmaram, um dia após a partida, que apenas uma minoria proferia tais xingamentos e que o problema poderia ser resolvido com o auxílio de imagens.

Veja também:

Paulão e Willians acusam torcedores do Grêmio de Racismo

Grêmio é punido por ofensas racistas da torcida à Paulão

Porém, segundo o Presidente do Grêmio, Fábio Koff, no domingo (31), quando a Geral do Grêmio iniciou cânticos com as frases: “chora macaco imundo” e “olha a festa, macaco”, o argumento caiu. Como dita a tradição, o cântico seria entoado como uma forma de provocação à torcida do Internacional. “Não era o momento”, sustenta o presidente do Grêmio.

FOTO 15x3

Foto: Reprodução

O Grêmio será julgado ao longo da semana pelas injúrias raciais proferidas por sua torcida contra o goleiro Aranha. Segundo o Presidente Koff, o fato de a torcida ter entoado certos cânticos após um momento tão delicado e conturbado, faz com que o Grêmio “perca pontos” com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que julgará o caso). “Hoje uma facção da torcida praticamente acaba com a tese do Grêmio (no julgamento de quarta-feira). Parece que propositalmente querem acabar com a tese do Grêmio. Que torcedor é esse que vai ao estádio para prejudicar o seu clube?”

Após a situação reincidente de cânticos na torcida Geral do Grêmio, a deireção tricolor decidiu afastar a organizada do clube por tempo inderteminado em nota oficial no site do clube (Confira abaixo). Vale lembrar, que não é a primeira vez que a torcida organizada do tricolor gaúcho é julgada por injúrias raciais ou prejudicando o clube com multas ou perdas de mando de campo por n motivos. Então, a torcida organizada realmente apoia seu clube?

Nota oficial do Grêmio

1) Suspender por tempo indeterminado qualquer atividade da torcida organizada denominada Geral do Grêmio;

2) Proibir, por parte da referida torcida, a utilização das marcas de propriedade intelectual do Clube;

3) Identificar possíveis sócios envolvidos no episódio para ultimar medidas administrativas visando a seu desligamento da atividade associativa e da frequência ao estádio, se for o caso;

4) O Clube, diante dos últimos fatos ocorridos em relação ao campo de jogo, estudará, em conjunto com a Arena, formas de evitar que novos incidentes acarretem em multas, perda de mandos de campo e prejuízos à imagem do clube e de sua ordeira torcida.

Aos torcedores, jogadores e funcionários do Grêmio e integrantes das demais torcidas organizadas, agradecemos pelo apoio e engajamento que sempre emprestaram às campanhas de conscientização realizadas pelo Clube, especialmente no jogo do último domingo.

Comentários

comments

Você pode gostar...