Estudantes da UFPel marcam presença na 45ª Expointer

Alunos do 5º e 7º semestre do curso de Gestão Ambiental da universidade visitaram a feira neste final de semana

Por Deborah França

Pavilhões da feira ocupado pelos visitantes./ Foto: Arquivo pessoal

No sábado (27), começou a Expointer 2022, no Parque Estadual Assis Brasil, em Esteio, no RS. Os alunos de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aproveitaram a abertura do evento para realizar uma visita técnica e visualizar os conceitos aprendidos em aula. 

Os alunos acompanhados da coordenadora do curso, Fernanda Gonçalves, saíram de Pelotas às 7h de sábado, e chegaram na feira por volta do meio dia.  Todos os gastos com transporte foram isentados pela universidade e os estudantes tiveram apenas que pagar seus respectivos ingressos. 

A feira que teve início no último sábado acontece até o dia 4 de setembro, das 8h até as 20h, e possui reconhecimento internacional. A Expointer é considerada a maior feira expositiva de animais da América Latina, sendo responsável por movimentar não só as inúmeras pessoas que passam por lá durante os nove dias de feira, mas também a economia agropecuária brasileira. 

Para a aluna do 7º semestre do curso de Gestão Ambiental da UFPel, Letícia Lange, a feira é interessante pois traz experiência através da prática. Ela diz também que achou muito importante a iniciativa da universidade, que mesmo com o corte de gastos na educação se empenhou para proporcionar a visita. A estudante de 25 anos conta que sentiu falta das atividades presenciais durante os dois anos de pandemia, e diz que com certeza faz muita diferença. “É um incentivo a mais” – completa Letícia.

Orquídeas à venda na feira. /Foto: Arquivo pessoal

A ida dos estudantes até a Expointer 2022, tinha como principal objetivo observar o descarte e acondicionamento das camas das baias nos galpões dos animais em exposição, e mapear a distribuição de coletoras segregadoras de resíduos no Parque Estadual Assis Brasil. Após a visita, os alunos realizarão análises para a área da pesquisa, a fim de buscar soluções sustentáveis em torno dos problemas encontrados. 

Por último, a futura gestora ambiental, Letícia, conta que a sua maior atenção durante a visita técnica, foi para a diversidade da feira. “O contato direto com os produtores, desde a produção animal até a agricultura familiar”. O sentimento deixado pela estudante durante a entrevista foi o de gratidão, por poder ajudar a construir um Planeta melhor para as próximas gerações. 

 

Os animais foram destaque no evento./ Foto: Arquivo pessoal

 

Comentários

comments

Você pode gostar...