Dia do Patrimônio é pauta de eventos no Casarão 6

Por Juliana Santos

O “Conversas do Dia do Patrimônio” acontece todas as quartas-feiras, às 17h, no Casarão 6. Toda semana o evento recebe um palestrante diferente para dissertar sobre um tema. A entrada é gratuita à comunidade.

Foto: Divulgação (http://goo.gl/qsjYDD)
Foto: Divulgação (http://goo.gl/qsjYDD)

O Dia do Patrimônio de 2014 será nos dias 16 e 17 de agosto, mas desde agora atividades que visam discutir o assunto estão ocorrendo. O tema do evento em 2014, patrocinado pela Secretaria de Cultura de Pelotas, é Herança Cultural Africana.

O evento visa valorizar, através de manifestações artísticas. o centro Histórico e o patrimônio cultural da cidade de Pelotas, realizando atividades culturais envolvendo os bens materiais e imateriais da cidade. A comunidade é bem vinda nas visitações guiadas pelos principais prédios da cidade e incentivada sobre a preservação patrimonial com oficinas técnicas e ações de educação.

A antropóloga Marília Floôr Kosby esteve no dia 14 de maio no casarão 6 para inteirar a comunidade acerca das religiões de matriz africana, participação negra na tradição doceira e negros e gaúchos. No dia 21, Rosane Rubert palestrou sobre remanecentes quilombolas e clubes negros. O último encontro aconteceu no dia 28 de maio, onde Vinícios Pereira de Oliveira conduziu a conversa falando de lanceiros negros Farroupilhas e suas histórias, memórias e identidade.

As atrações no casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, vão até as vésperas do evento oficial. Nesta quarta-feira (04), às 17h o arqueólogo Lúcio Menezes Ferreira falará sobre a arqueologia da escravidão em Pelotas. Saiba mais sobre o palestrante no evento do Facebook.

 

As inscrições para o Dia do Patrimônio, oficinas e visitas guiadas, ocorrem até o dia 11 de julho, na Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Coronel Pedro Osório, número 2.

Comentários

comments

Você pode gostar...