As redes sociais na propagação do humor

Por Mateus Bunde

As páginas de humor vêm crescendo com o advento das redes sociais. É muito comum vermos páginas de humor no facebook sendo hits. Vloggers migrando do Youtube para canais de televisão. O humor faz parte do dia a dia de qualquer um que tenha o perfil em alguma rede que conecte um número grande de pessoas.

Com a expansão da internet no Brasil, a opinião de diversas linhas de pensamento cresceu. Notícias possuem uma facilidade maior de propagação. Comentários sobre um determinado assunto polêmico acabam tendo uma atenção maior pela facilidade do click. Com as páginas de humor não é diferente. Segundo pesquisa do Ibope Media (realizada em outubro de 2013), o Brasil chega ao número de 105 milhões de pessoas com o acesso à internet.

Com o número crescendo a cada ano, inevitavelmente, o número de pessoas que aderem às redes sociais aumenta paralelamente. E essas pessoas trabalham com o auxílio da internet e das redes sociais, seja para interagir com o público, seja para divulgar seu produto. E é assim que as páginas de humor entram no cotidiano das pessoas. Por ser um assunto leve, agradável e que causa um relaxamento nos momentos de descanso em dia duro de trabalho.

As páginas de humor se tornaram um lazer. Sua popularidade vem do fato de que uma página de humor alcança diversos públicos, não só um determinado conjunto de pessoas. O intuito é de diversão e humor. É o que explica Thiago Schwartz, relações públicas de uma das páginas que mais faz sucesso no Facebook, o Site do Menes: “Basta ser engraçado e a foto/vídeo será repassada, independente da mensagem que está por trás dela, diferentemente de uma determinada notícia, onde o assunto estará restrito àqueles que se interessam pelo mesmo”.

Foto: http://goo.gl/IVOJbt

Foto: http://goo.gl/IVOJbt

 Mas Thiago explica que o humor não está restrito apenas ao lazer. Por ser algo tão palatável, o humor acaba assumindo uma forma de transmitir a atenção das pessoas para uma situação ou um problema. “Ao mesmo tempo em que é uma forma de lazer para quem fica muito na frente do computador, as páginas de humor podem transmitir uma mensagem e chamar a atenção para um determinado problema”, comenta. Contudo ele explica que essa nunca foi a intenção do site. “Nunca foi nossa intenção fazer isso, sempre tentamos apenas brincar com todas as situações, no limite do bom senso, claro, mas é inevitável que as orientações ideológicas dos autores acabem transparecendo, porém sempre sem o favorecimento deste ou daquele lado”, completa Thiago.

Mas o que são os Menes? Menes são definições de situações que “nunca deveriam ser reaproveitas”, nas palavras de Thiago. Ainda não ficou claro o que são os Menes? Então confere uma das páginas de humor no facebook que mais faz sucesso na web.

Comentários

comments

Você pode gostar...