Projeto Ruas de Lazer retorna para mais um domingo de atividades

Em sua 3ª edição, o evento promove atividades culturais e educativas para a população de Pelotas

Por Gabriella Cazarotti

Aula do Vida Ativa no Ruas de Lazer/ Foto: Katia Helena Dias

No próximo domingo (26), a Avenida Juscelino Kubitschek recebe o Projeto Ruas de Lazer para sua terceira edição. Das 9 às 18 horas, a avenida ficará repleta de atividades de lazer que envolvem a comunidade pelotense. O projeto de extensão é parceria entre a UFPel e a Prefeitura de Pelotas.

A segunda edição ocorreu dia 22 de maio e superou expectativas. O projeto aumenta suas atrações a cada edição e planeja se expandir para outros bairros da cidade de Pelotas. Fernanda Figueira atua na organização interna do evento e conta detalhes sobre o Ruas de Lazer, “atuo como colaboradora participando das discussões sobre a organização geral e compondo a equipe de mídias. Na equipe de mídias, a gente se organiza para fazer postagens nas redes sociais do Ruas de lazer, da PREC e da UFPel, divulgamos as inscrições dos feirantes, os projetos da UFPel e da Prefeitura que estarão nas edições, fazemos o cerimonial do evento, tiramos fotos, entre outras atividades relacionadas à divulgação”

A expectativa de Fernanda aumenta, uma vez que não pode comparecer na segunda edição, “A primeira edição foi uma surpresa boa! Todo o frio na barriga pré-evento deu lugar ao sentimento de dever cumprido! O evento foi um sucesso, como esperado e mais. Foi grande como a gente talvez não tivesse imaginado. No segundo evento eu estava com covid-19. Infelizmente não pude ir. Mas fiquei de casa, falando com a equipe das mídias, vendo as fotos. A segunda edição foi tão linda quanto a primeira.”

Neste domingo o projeto conta com uma novidade: não haverá palco. Com isso, as atividades terão maior aproximação e integração com quem anda e participa pelas atrações, tornando o ambiente mais convidativo.

“A universidade, às vezes, pode parecer distante das pessoas. Mas quando a gente faz um evento como o Ruas de Lazer e leva os projetos da Universidade para a rua, as pessoas identificam os projetos que já eram conhecidos e presentes nas vidas delas, e percebem com mais clareza tudo que a universidade faz pelo desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico e ambiental da cidade. Assim, a universidade passa a ser reconhecida como um patrimônio de todos.” – Fernanda Figueira

Atividades da 3ª edição do Ruas de Lazer

• Handbol UFPel