Fala + malha: projeto de fisioterapia preventiva é desenvolvido em São José do Norte

A iniciativa tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida da população.

por Émellem Rosa e Thuanny Cappellari

O grupo de fisioterapia preventiva Fala + malha surgiu há três anos por iniciativa da fisioterapeuta Ariane Malta, em São José do Norte.

– O objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida da população, através do incentivo à prática de atividades físicas e promoção da convivência social – afirma a fisioterapeuta Ariane.

O foco da fisioterapia preventiva é a prática de atividades que fortalecem os músculos, melhoram o equilíbrio e a coordenação, assim ajudando a prevenir acidentes domésticos e manter a qualidade de vida.

Em entrevista ao Em Pauta, a fisioterapeuta Ariane fala mais sobre os benefícios da fisioterapia preventiva e o desenvolvimento do projeto Fala + malha na cidade.

 

Qual o objetivo da fisioterapia preventiva?

O objetivo da fisioterapia preventiva é promover e manter a qualidade de vida das pessoas. Para isso, os exercícios são feitos visando fortalecer a musculatura que é mais usada no dia a dia, melhorar o equilíbrio e a coordenação. Ela é “preventiva” porque ajuda a prevenir acidentes domésticos. Por exemplo, quem tem a musculatura da perna fortalecida terá mais segurança para subir uma escada e realizar outras atividades diárias.

 

Para quem a fisioterapia preventiva é indicada? Existe contraindicação?

A fisioterapia preventiva é indicada para todo mundo, não há contraindicação. O único cuidado que deve ser tomado é cada um respeitar o seu corpo e fazer as atividades dentro dos seus limites. Nem todos vão conseguir fazer tudo, algumas pessoas têm limitações – seja por uma patologia, pela idade ou pela sua própria constituição física – mas cada um pode evoluir dentro do seu limite. Por exemplo, se a pessoa está com um problema na mão, ela deve participar mesmo assim porque sem forçar a mão ela pode trabalhar as outras partes do corpo.

 

Quais os benefícios da prática destas atividades para saúde?

Ao movimentar o corpo todo o metabolismo funciona melhor, então, a prática destas atividades em qualquer idade traz inúmeros benefícios. Entre eles podemos citar: diminuição do colesterol, controle da diabete, melhora a circulação do sangue e ajuda no controle da pressão arterial.

 

O grupo teve uma grande adesão por parte dos idosos. Qual a importância da fisioterapia preventiva na terceira idade?

A fisioterapia preventiva é importante para que eles se mantenham ativos. Eles adquirem e mantêm uma qualidade de vida essencial para fase que eles estão vivendo. Os idosos ganham disposição, melhoram a postura e se tornam mais ágeis. Ao se movimentar eles passam a realizar com mais facilidade atividades que já haviam deixado de fazer ou que faziam com muita dificuldade.  Eles se sentem mais fortes, independentes e capazes para encarar as atividades do dia a dia.

 

Grupo de fisioterapia preventiva Fala + malha

Na época recém-formada, Ariane Malta criou o Fala + malha pensando na saúde da população.

– Aqui no Brasil nós não temos a cultura de depois de se formar fazer alguma coisa para sociedade. Eu pensei, já que nós somos tão ajudados pelos outros, não custa doar algumas horas para retribuir tudo que a gente recebeu – conta Ariane.

 

Convivência social

Um dos pontos mais importantes do projeto é a promoção da convivência social, que faz com que muitas pessoas, até as que sofrem de depressão, se motivem a sair de casa e vir participar das atividades – afirma Ariane.

Imagem: Thuanny Cappellari

Imagem: Thuanny Cappellari

+ Qualidade de vida

Segundo a fisioterapeuta, uma das intenções do projeto é incentivar a busca pela qualidade de vida, e sair de casa para praticar uma atividade física é um bom começo.

É muito legal quando alguém começa no projeto e se motiva a buscar outras atividades. Aqui tem histórias de pessoas que eram totalmente sedentárias, depois do projeto se envolveram em outras atividades e hoje levam uma vida bem melhor – declara a fisioterapeuta.

 

As aulas

As aulas ocorrem duas vezes por semana e tem duração de uma hora. Iniciam com um aquecimento, são feitos alongamentos e depois exercícios ativos. Além dos exercícios de fortalecimento muscular e flexibilidade são realizadas atividades com o objetivo de melhorar o equilíbrio, a coordenação e até a memória.

 

Horários

As aulas ocorrem às terças e quintas nos horários:

Manhã: das 9h às 10h

Noite: das 19h às 20h

 

Local

Círculo Operário de São José do Norte

Rua General Osório, n° 350.

 

Inscrições

Para participar basta se associar ao Círculo Operário e se inscrever na atividade. O investimento é de 20 reais por mês, tendo direito a duas aulas por semana. As atividades são abertas para o público em geral.

Comentários

comments

Você pode gostar...