A importância da vitamina D para a saúde

por Émellem Rosa e Thuanny Cappellari

A vitamina D é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano através da exposição à luz solar. A falta desta vitamina no organismo pode causar diversos problemas de saúde, como enfraquecimento dos ossos, doenças cardiovasculares, doenças autoimunes e até câncer.

Em entrevista ao site Saúde plena, o clínico geral Breno Figueiredo explica que a vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio no organismo, além de beneficiar o sistema imunológico e cardiovascular.

Consumo recomendado diariamente

De acordo com o site Minha vida, estudos realizados pela Universidade Wiscosin, Estados Unidos, e pela Universidade de Toronto, Canadá, adultos com mais de 50 quilos devem consumir diariamente de 5 mil a 10 mil unidades de vitamina D. Para as crianças, a recomendação é ingerir 1.000 unidades de vitamina D para cada 5 quilos de peso.

Fontes de vitamina D

A vitamina D é encontrada em alimentos como peixes, ovos e leite, mas a concentração encontrada nos alimentos não é suficiente para suprir a quantidade necessária para o organismo. Assim, a principal fonte da vitamina é a exposição à luz solar. Segundo o site Minha vida, tomar de 15 a 20 min de sol ao dia seria suficiente para manter as quantidades adequadas de vitamina D no organismo. É importante que os braços e as pernas estejam expostos e sem o uso de filtro solar, pois, é o contato dos raios solares UVB com a pele que desencadeiam a produção da vitamina. Após essa exposição, o corpo deve ter produzido 10 mil unidades da substância. É importante que após esses minutos de banho de sol seja feito o uso de filtro solar para evitar outros problemas, como queimaduras solares e câncer de pele.

Deficiência de vitamina D

Para verificar os níveis de vitamina D no organismo é necessário fazer um exame de sangue, mas alguns sintomas podem sinalizar a falta da vitamina como:

• Franqueza muscular
  • Depressão
  • Asma
  • Gripes
  • Doenças respiratórias
  • Enfraquecimento dos ossos
  • Doenças cardiovasculares

Se você apresenta algum desses sintomas, o ideal é que consulte o médico para verificar os níveis de vitamina D no seu organismo. Se for constatada a deficiência da vitamina, o médico deve indicar o tratamento mais adequado que pode envolver mudanças na alimentação e suplementação da vitamina D.

Suplemento de vitamina D

Em alguns casos, o uso de suplementos de vitamina D pode ser recomendado. Porém, é importante ressaltar que o uso desses medicamentos só deve ser feito com orientação médica, pois alto nível de vitamina D no sangue também pode ser um risco para saúde. Como afirma o clínico geral Breno Figueiredo, o excesso da vitamina no sangue pode elevar o nível de cálcio no sangue, causando náuseas, vômitos, fraqueza, confusão mental e perda do apetite.