Precauções para antes e durante a gravidez

Por Henrique Barum e Isabela Nogueira

 Hoje em dia, ao pensar em gravidez, a mulher precisa tomar uma série de cuidados para garantir uma boa gestação. Não é apenas necessário parar com os medicamentos contraceptivos, e sim tomar alguns cuidados que vão garantir um período gestacional tranquilo para a mãe e para o bebê.

Doutora Mabel fala sobre a gestação (Foto: Henrique Barun)

Doutora Mabel fala sobre a gestação (Foto: Henrique Barun)

Para dar dicas sobre os cuidados necessários durante a gestação, problemas que podem conturbar esse período e, ainda, responder algumas das perguntas mais frequentes em relação ao assunto, nos reunimos com a Ginecologista e Obstetra Mabel Tavares Barum, formada há 26 anos pela Universidade Católica de Pelotas.

 

Doutora Mabel, hoje em dia, sabe-se que é necessário tomar uma série de cuidados antes de se pensar em ter um filho. Podes falar um pouco sobre esses cuidados:

Bom, se a mulher está usando remédios contraceptivos e ela pensa em engravidar, é necessário fazer mais do que parar de tomar o medicamento. É necessário saber se ela já está vacinada para uma série de doenças que podem acometer tanto a mãe quanto ao bebê durante a gestação. Isso, às vezes, é um mau procedimento durante a gravidez, essas doenças podem fazer a mãe perder o bebê. Além disso, é necessário o preparo com ácido fólico, que é um medicamento que pode prevenir as más formações de tubo neural, que é o fechamento na coluna do bebê. Até as 12 semanas de gestação, essa parte neurológica está em formação. Então, esse preparo do ácido fólico faz com que essas más formações já não aconteçam mais.

 

Fale sobre o acompanhamento pré-natal:

Esse acompanhamento consiste de uma série de consultas e exames, que vão detectar se a gravidez está indo bem ou não. Através desses exames e consultas, vai se detectar se a mãe está saudável e em condições para gestar esse bebê e se o bebê também está saudável. Costuma-se dividir esse acompanhamento em três fases, com uma bateria de exames a cada três meses.

 

Para mais informações sobre gravidez, acompanhamento pré-natal e assuntos relacionados, cheque o site Guia do Bebê.

Comentários

comments

Você pode gostar...